Diadema, Minha Cidade, Sua região

Operação conjunta entre GCM e PM impede dois pancadões em Diadema

A primeira ação da operação batizada Paz e Proteção foi um sucesso neste sábado (16) em Diadema. Realizada pela Ronda Cidadã da Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar, começou às 20h e foi até 2h30, impedindo simultaneamente a realização de dois pancadões, um nas intermediações da Rua Itália e o outro no Núcleo 18 de Agosto.

“Esse foi o início de uma nova modalidade de enfrentamento aos pancadões. É preciso ocupar os espaços para não ter as atividades que tanto perturbam o sono dos moradores e das moradoras”, disse Benedito Mariano, secretário de Defesa Social.

Foram envolvidas 60 pessoas entre policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito, que se dividiram em 22 viaturas. 14 automóveis e 18 motos foram vistoriados, 62 pessoas revistadas e 41 autos de infração de trânsito aplicados.

O resultado agradou a população que mora perto dos dois locais escolhidos para a primeira ação da operação de combate aos pancadões.

“Muitas pessoas fizeram questão de nos agradecer pessoalmente. E a central da GCM também recebeu várias ligações elogiando nossa ação. É muito gratificante saber que estamos no caminho certo para devolver a paz para o povo de Diadema”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Antônio Fonseca.

Neste primeiro momento, a operação Paz e Proteção acontecerá a cada 15 dias em dois locais diferentes de maneira simultânea e sem aviso prévio. A proposta é agir antes das aglomerações acontecerem. E o fator surpresa é primordial para que os organizadores não desloquem a festa para outro local que perturbe o sono das pessoas.

“Ação integrada e preventiva chegando antes e ocupando os espaços é a melhor forma de fiscalizar pancadões. Agradeço o comando do 24º Batalhão da Polícia Miliar na pessoa do Tenente Coronel Vlamir pela parceria e confiança na estratégia. A GCM de Diadema e a PM deram exemplo de ação preventiva”, exaltou Mariano.

O prefeito José de Filippi Jr. ficou satisfeito com o resultado da primeira operação Paz e Proteção, mas explica que é apenas o começo de uma série de medidas que vão trazer de volta a Cultura de Paz para Diadema. “Esse é o primeiro passo para garantirmos uma cidade mais segura para todos e todas. Mas não vamos parar por aí. Vamos investir em tecnologia, inteligência, videomonitoramento, opções de lazer e programas sociais que garantam um futuro para os nossos jovens. Essa série de ações em diferentes áreas vão trazer a paz e a tranquilidade que a população precisa.”

Ronda Cidadão contra o Coronavírus

A operação, que também teve o apoio da Secretaria Municipal de Transportes, distribuiu os materiais de conscientização da campanha “Sua Vida Importa pra Mim – Diadema Contra o Coronavírus”.

“A partir de agora a GCM vai estar mais próxima da população e é o nosso papel ajudar a conscientizar as pessoas sobre a gravidade da COVID-19”, disse o Comandante Fonseca.

Na última quarta-feira (13), saiu o decreto que institui a Ronda Cidadã da Guarda Municipal de Diadema. O objetivo é investir na prevenção e na presença da GCM nos bairros e comunidades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*