Diadema, Minha Cidade, Sua região

ONG de Diadema celebra 10 anos com cursinho gratuito

Quarenta e seis alunos frequentam as aulas de informática na instituição. Foto: Eberly LaurindoA organização não governamental (ONG) Manos de Paz, no Jardim das Nações, em Diadema, celebra este mês dez anos de existência. Fundada em 21 de novembro de 2006, a instituição já atendeu mais de 400 estudantes que frequentaram as aulas do cursinho pré-vestibular, mantido até 2014. As aulas foram suspensas por dois anos e serão retomadas no ano que vem, agora com todo o conteúdo voltado para a preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Serão abertas 50 vagas, no período noturno, em duas turmas que terão aulas duas vezes por semana. “O cursinho é gratuito. Os professores são voluntários, muito deles ex-alunos que hoje já estão formados e atuando nas suas áreas”, relatou o fundador da ONG e conselheiro, Joeder de Souza. “Essa é a contrapartida que a gente pede. Que os alunos voltem e deem um pouco do que receberam para os estudantes mais jovens, que no futuro vão fazer o mesmo”, completou.

A ONG estabeleceu convênio com duas instituições privadas de ensino superior, a Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC), em Santo André, e a Faculdade Interação Americana (FIA), de São Bernardo, que vai oferecer desconto de 50% nas mensalidades para os alunos egressos do cursinho preparatório. “É uma forma de ajuda ainda mais os estudantes”, destacou Joeder.

A suspensão das aulas foi motivada pela falta de um espaço adequado. “Utilizamos o Centro Público Nações, que como o próprio nome diz, é público, e algumas atividades estavam com incompatibilidade de horários”, explicou o fundador. “Agora, temos uma sede própria, e as aulas serão retomadas aqui. Era só isso que nós e a comunidade estávamos esperando”, concluiu.

Parceria

A ONG Manos de Paz também atende jovens e adultos em cursos realizados em parceria com a Fundação Florestan Fernandes. A instituição cede o local e a Fundação envia os professores. São 46 alunos, dos 14 aos 70 anos, que têm aula de informática básica – com um modelo especial para a melhor idade – e preparação para o primeiro emprego.

Além dos cursos, a instituição realiza importante serviço de atendimento Social de fortalecimento de vínculos familiares e distribuição de alimentos. São acompanhadas por assistentes sociais cerca de 30 famílias carentes. A ONG Manos de Paz fica na rua Panamericana, 359, Jardim Nações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*