Uncategorized

OMS: variante delta da covid já atinge 98 países e exige cautela na pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta sexta-feira (2) que a variante delta da covid-19 já atingiu “pelo menos 98 países”. Durante entrevista coletiva, ele alertou para os perigos dessa cepa do vírus, mais contagiosa, dizendo que o quadro exige “constante avaliação e ajustes cuidadosos na resposta de saúde pública”.

Tedros disse que a variante continua a se desenvolver a sofrer mutações, disseminando-se tanto em países com baixa cobertura de vacinação quanto naqueles com taxas mais elevadas. A disseminação de variantes mais contagiosas, como a própria delta, fazem com que estejamos “em um período muito perigoso da pandemia”, alertou, lembrando que a delta tem se tornado a variante dominante em muitos países.

A OMS está pedindo que, até o fim de setembro, pelo menos 10% das pessoas de cada um dos países do mundo estejam vacinadas. Isso protegeria aqueles trabalhadores de saúde que correm mais risco, “encerrando o estágio agudo da pandemia da covid-19 e salvando muitas vidas”, disse Tedros. Ele pediu que seja feito um esforço para distribuir melhor as vacinas e também para descentralizar sua produção, além de solicitar que empresas como Pfizer e Moderna compartilhem conhecimentos nessa frente, a fim de que países com renda baixa e média possam também avançar na imunização.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*