Curiosidades

Olimpíadas 2028: conheça os cinco novos esportes que estarão nos jogos

Modalidades conhecidas entre os norte-americanos estarão nas Olimpíadas em 2028. Foto: iStock
Modalidades conhecidas entre os norte-americanos estarão nas Olimpíadas em 2028. Foto: iStock

A cada edição das Olimpíadas, fica a expectativa de saber quais serão os esportes que estarão presentes no campeonato. Ainda nem chegaram as competições de 2024, mas o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) já se reuniu em Mumbai para votar a inclusão de cinco novos esportes propostos pelo Comitê Organizador dos Jogos e que estarão presentes nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles.

Os esportes que serão incluídos nos jogos são críquete, flag football, squash, basebol/softball e lacrosse, alguns deles já conhecidos pelo público, mas outros muito inusitados. Segundo o presidente do COI, Thomas Bach, a escolha por essas modalidades está alinhada à cultura norte-americana e apresentará esportes icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos.

Lacrosse

 Essa é uma modalidade muito difundida entre as universidades dos Estados Unidos e conhecida principalmente pelos filmes adolescentes. Para as Olimpíadas, foi preciso criar uma versão reduzida das partidas, com apenas seis jogadores de cada lado, diferente da tradicional, que conta com dez jogadores. No lacrosse, uma das particularidades é o uso dos bastões com um tipo de cesto, que serve para carregar a bola durante o jogo.

Flag football

Com um formato parecido com o futebol americano, esse jogo se diferencia pelo uso de um cinto de fita (flag), e, caso o jogador da defesa tire o cinto, o time do ataque acaba a descida e começa um novo ciclo. Outra diferença do flag football com o futebol americano é que não há chutes ou contatos entre os participantes. Esse jogo, que é dividido em dois tempos de 20 minutos, segue crescendo entre os brasileiros, e já há uma organização criada para regulamentar o esporte.

Squash

Com a base principal nas regras do tênis, a modalidade é jogada a partir de rebatidas de bola com o uso de uma raquete. Por isso, o nome squash relembra uma onomatopeia, é o barulho que faz quando a bola do jogo é esmagada pela raquete contra a parede. As partidas podem ser jogadas de forma individual ou em dupla, e já é uma modalidade presente nos jogos Pan-Americanos há alguns anos.

Basebol/Softball

O basebol é um dos esportes mais conhecidos, especialmente em filmes e séries dos Estados Unidos. O jogo é praticado em um campo aberto e possui quatro bases com nove partidas e a mesma quantidade de jogadores em campo. O softball é uma versão mais simplificada do basebol, as maiores diferenças são as bolas maiores, o campo menor e a duração do jogo, com menos entradas.

Críquete

Neste jogo, o objetivo dos times é marcar mais corridas do que o adversário, e isso é feito ao bater a bola com o bastão e correr de um lado ao outro do campo. Para melhorar o desempenho, os jogadores precisam eliminar os dez wickets adversários, e assim o ataque conseguirá o melhor número de corridas. Cada equipe tem um turno de rebatidas, arremessos e defesa.

Uma opção para os amantes de esporte que querem acompanhar as Olimpíadas de Los Angeles de pertinho é começar a planejar como será a viagem para a região e já pesquisar qual é o melhor voo para conseguir se programar e entender quais são os caminhos mais interessantes.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*