
O prefeito em exercício de Diadema, Márcio da Farmácia, vistoriou as obras da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A prefeitura foi responsável em executar a obra, readequando toda estrutura do local para instalação da unidade, conforme orientação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Estado é responsável pela gestão do serviço e custeios.
“As obras estão em fase de finalização. No momento, a administração municipal está em contato com o governo do Estado para verificar o fornecimento dos equipamentos, mobiliários e a contratação do serviço para a efetiva inauguração e funcionamento do local”, destacou Márcio da Farmácia.
A unidade, instalada no 2º andar do Quarteirão da Saúde, será um dos mais modernos equipamentos no tratamento especializado em fisioterapia, fisiatria, traumas e atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Serão 2 mil m² divididos em recepção e sala de espera, quatro consultórios, posto de enfermagem, ambientes de atendimento individual e em grupo para terapia ocupacional e fisioterapia infantil e adulto, condicionamento físico, banheiros para portadores de necessidades especiais, além de dependências administrativas.
A obra contou com investimento do governo do Estado de aproximadamente R$ 3,4 milhões. A unidade de Diadema é a 17ª da Rede no Estado.
Como vai funcionar
A rede terá capacidade para 250 atendimentos diários para pessoas do município e do ABC. Em Diadema, a partir de uma solicitação médica da rede municipal, o paciente é encaminhado para o Centro de Reabilitação. Lá é feita uma triagem e a solicitação incluída na lista da Secretaria do Estado da Saúde para realização do procedimento ou fornecimento de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPM) como sapatos ortopédicos, entre outros.
A implementação da Rede Lucy Montoro para Diadema é uma parceria da prefeitura, que cedeu o local, com o Estado, que realizou as adequações no prédio e será responsável pela manutenção do serviço na cidade.