
A Prefeitura de São Bernardo vai garantir na próxima terça-feira (20) – aniversário dos 466 anos da cidade –, a entrega da maior obra de drenagem urbana atualmente em curso no país, o Piscinão do Paço, que vai colocar fim aos problemas de enchentes na região do Centro. O ato oficial terá início às 12h. As comemorações de aniversário terão prosseguimento ao longo do dia com apresentações dos artistas Michel Teló, Xand Avião, César Menotti e Fabiano, Marcos e Belutti, Kell Smith, Paolo e Yasmin Santos.
A inauguração da obra acontece após longa saga. Depois de rigorosa auditoria sobre o contrato firmando junto ao consórcio Centro Seco, por parte do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), os serviços foram reiniciados em 2017 por meio da captação de recursos junto à Confederação Andina de Fomento (CAF). Essa nova etapa marcou o ritmo acelerado de andamento da obra, que chegou a contar com mais de 1.000 trabalhadores atuando ao mesmo tempo no projeto.
“Este é um marco na história de São Bernardo. Estamos garantindo a entrega de uma obra que deveria estar pronta desde 2016. Infelizmente, a gestão do ex-prefeito, do PT, não respeitou a população, tratando este projeto de forma negligente e irresponsável, chegando ao absurdo de paralisá-lo, sem se preocupar com as conseqüências. Esta é uma obra que vai mudar a realidade de quem mora e trabalha no Centro e adjacências e que vai salvar vidas. É o nosso presente de aniversário para a população de São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).
Foram dois anos de trabalho intenso e muitos avanços. Primeiro, foi o túnel de 950 metros, que liga a Rua Jurubatuba e a Avenida Aldino Pinotti, concluído em 2018, além de diversas obras de microdrenagem. Na sequência, foi a vez da conclusão do reservatório, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água, passando para sua concretagem e implantação da laje da esplanada do Paço, com 24 mil m². Faltando apenas quatro dias para entrega da obra, já foram utilizados 2.500.000 kg de aço e 29.000 m³ de concreto. Hoje, na reta final, são quase 200 colaboradores ativos atuando nas obras.
O projeto também inovou com o emprego de novas tecnologias, como a utilização da areia reciclada, elemento ainda novo na construção civil que, até então, era indicada para usos mais específicos, além de equipamentos avançados para implosão de rochas, sem impacto em construções vizinhas, por meio da tecnologia plasma.
FESTA
Para celebrar os 466 anos da cidade, a prefeitura vai promover uma festa especial. No dia 20 não será cobrada a passagem para quem for utilizar os ônibus com acesso ao Paço, das 12h às 23h59. Haverá ainda esquema especial no trânsito do entorno do Paço, entre às 10h e 0h.