Curiosidades

O caminho do cálcio na boca. Como esse mineral pode afetar a saúde dos dentes?

Uma dieta balanceada contribui para a saúde geral do corpo, pois é a forma mais concreta de oferecer ao organismo os nutrientes necessários para o seu perfeito funcionamento. Porém, ao falar em saúde bucal, logo se pensa nos alimentos que pre­judicam os dentes, como os açúcares causadores de cárie, por exemplo, esquecendo-se daqueles que podem ajudar a manter o sorriso em dia.

Para o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a alimentação é uma grande aliada no cuidado da saúde da boca e o principal agente observado nessa relação é o cálcio. O mineral encontrado em alimentos como leite, feijão e soja participa dos processos de formação, renovação e sustentação dos ossos e dentes, despertando a atenção dos cirurgiões-dentistas.

“O cálcio é importante para a formação dos dentes, da gestação (momento em que se dá a estruturação da primeira dentição do bebê) até a adolescência, quando é concluída a dentição permanente. É ele que torna os dentes resistentes às agressões externas ao longo da vida, além de promover a renovação óssea e a sustentação da arcada”, explica a cirurgiã-dentista Denise Tibério, presidente da Câmara Técnica de Odontogeriatria do CROSP.

INGESTÃO

Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se que adultos façam a ingestão de até 1.000 miligramas de cálcio por dia, enquanto as crianças de 7 a 10 anos devem consumir até 700 miligramas do mineral. Para as mulheres que já passaram pela menopausa, o indicado é de 1.300 miligramas diários, enquanto as grávidas ou lactantes devem consumir ainda mais. No entanto, um estudo de 2018 da Fundação Internacional de Osteoporose mostrou que o consumo diário de cálcio do brasileiro é, em média, de 505 mg na fase adulta. Ou seja, nem metade da quantidade considerada necessária para o equilíbrio funcional.

“O tecido ósseo, depois de formado, se renova em média a cada 120 dias num indivíduo jovem. Essa dinâmica fisiológica depende de um mecanismo complexo que envolve sinalizadores, como os hormônios e os nutrientes, por isso a ingestão de cálcio é relativa às faixas etárias”, conta a odontogeriatra. “A deficiência dele, além de implicar em maior impacto das agressões externas, também afeta o osso de suporte dos dentes, dando abertura para o desenvolvimento de uma doença periodontal, que pode levar, por sua vez, à perda dentária”, completa.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário

  1. Pingback: Água não tratada pode afetar negativamente a saúde - Notícias de São Paulo

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*