Últimas Notícias

“O ABC da Indústria 4.0” debate nanotecnologia na Unifesp Diadema

Acontece hoje (1º) a quarta etapa do ciclo de debates “O ABC da Indústria 4.0”, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Desta vez, o debate terá como tema “Nanotecnologia: aplicações e perspectivas nas indústrias químicas e metalúrgicas”. A atividade será realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Diadema, a partir das 17h.

 Entre os debatedores estará o pesquisador Jorge Marques Pontes, da Fundacentro, órgão ligado ao Ministério da Economia que trata de segurança, saúde no trabalho e meio ambiente. Pontes é um dos responsáveis pelo projeto “Impactos da nanotecnologia e outras novas tecnologias na saúde dos trabalhadores e meio ambiente”, desenvolvido pela fundação. Também compõem a mesa o vice-presidente do Sindicato, Paulo José dos Santos, o Paulão, e Andressa Rodrigues da Paz, do DCE da Unifesp.

Cristina Neves, integrante do Coletivo de Políticas Industriais do Sindicato, ressalta que este é um tema relevante para trabalhadores de forma geral. “O processo de reestruturação com a Indústria 4.0 atinge todas as categorias. A nanotecnologia tem diversas aplicações, mas ainda há pouca clareza sobre os impactos na saúde de quem manuseia os produtos”.

Também integrante do Coletivo, Eric Alves destaca a importância da qualificação profissional. “A nanotecnologia inclui o desenvolvimento de materiais em escala atômica e molecular. Profissionais da área técnica terão muito espaço, mas o mesmo não ocorre com a área operacional, que pode sofrer reduções. Temos que discutir mecanismos para garantir os postos de trabalho”, alerta.

O Ciclo de debates “O ABC da Indústria 4.0” teve início em abril deste ano. O primeiro encontro debateu os conceitos do novo patamar tecnológico e seu impacto no mundo do trabalho. Os dois seguintes abordaram o papel da educação no desenvolvimento tecnológico e os desafios da inovação.

Assim como os anteriores, o evento  é aberto a todos os interessados. Quem quiser pode mandar perguntas antecipadamente pelo WhatsApp (11) 9 7407-3791. A atividade terá transmissão ao vivo pelo Facebook do Sindicato (https://www.facebook.com/smabc/).

Serviço – Ciclo de debates “O ABC da Indústria 4.0” – “Nanotecnologia: aplicações e perspectivas nas indústrias químicas e metalúrgicas”

Data: hoje (1º)

Hora: a partir das 17h

Local: Unifesp Diadema – Avenida Conceição 545, Centro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*