Saúde e Beleza

Nutricionista dá dica sobre com manter a imunidade em dia

Em tempos de pandemia de coronavírus, manter a imunidade é essencial. Segundo a nutricionista Juliana Pizzocolo, a imunidade é caracterizada pela capacidade que o organismo possui em reconhecer de forma específica determinados antígenos ou estruturas moleculares e, em resposta a isso, desenvolver mecanismos de defesa, inativando ou destruindo tais estímulos. Tal atividade é
fundamental na proteção do corpo contra infecções ou tumores.

Do ponto de vista nutricional existem uma série de alimentos que podem auxiliar nesse processo, selecionei 7 dos mais importantes:

1. Proteína: macronutriente importante para várias funções do organismo, tais como:
regulação de hormônios, transporte de oxigênio, coagulação e defesa. Fontes
animais: carnes brancas (peixes e aves), carne vermelha (bovina), ovos, leite e
derivados. Fontes vegetais: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e quinua.

2. Alimentos ricos em zinco Fontes: cereais integrais, castanhas, sementes,
leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha).

3. Alimentos fonte de ômega 3: Possuem ação anti-inflamatória. Fontes: azeite extra
virgem, atum, salmão, sardinha.

4. Vegetais verde-escuros: Ricos em ácido fólico, importante na formação dos
glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

5. Própolis: ativa todos os processos iniciais de defesa do sistema imune.

6. Gengibre: Possui ação bactericida e anti-inflamatória.

7. Cebola: Possui ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antiparasitária.

Vale lembrar também:

* Mantenha-se hidratado.

* Evite alimentos industrializados.

* Pratique atividade física regular.

* Procure fazer atividades relaxantes e que aliviem o estresse como meditação, Yoga…

* Durma bem.

Importante: procure um nutricionista para um plano alimentar individualizado.

Referências Bibliográficas:
1. Souza, Joelma; Brentegani, Leticia. A influência da alimentação sobre a microbiota intestinal e imunidade. Cad. Naturol.
Terap. Complem. – Vol. 5, N◦ 8 – 2016.
2. Vp Nutrição funcional – Coronavirus e Imunidade – 02/03/2020;
< https://www.vponline.com.br/portal/noticia/1235/imunidade-e-coronavirus-orientacoes-importantes> “Acesso
em 30/03/2020)”.

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