Diadema, Minha Cidade, Sua região

Novo Conselho de Proteção e Bem Estar Animal de Diadema toma posse

Agora, a vida animal no município de Diadema conta com importante aliado: o Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (CONPBEA). A cerimônia de posse dos conselheiros ocorreu nesta terça-feira (22),  na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No evento, foram empossados os representantes da prefeitura e da sociedade civil para um mandato voluntário de dois anos.

Regulamentado no final do ano passado pelo Decreto Municipal nº 7.548, o Conselho de Proteção e Bem Estar Animal de Diadema foi instituído pela Lei Municipal nº 3.610 de 2016, em atendimento ao disposto na Lei Municipal nº 2.277 de 2003. O novo órgão tem como atribuição a busca pela proteção e a melhoria da qualidade de vida animal, além de propor, deliberar e fiscalizar a implementação de diretrizes das políticas governamentais.

Com caráter consultivo e deliberativo, o CONPBEA deve assessorar a prefeitura  nas questões pertinentes à proteção da vida animal no município. Também será missão do conselho a gestão, a articulação e a integração da Política Municipal de Animais Domésticos ou de Estimação com as demandas trazidas pelos diversos setores sociais.

No evento da posse, de acordo com o decreto regulamentador, a primeira presidência do CONPBEA já passa a ser ocupada pela secretária municipal de Meio Ambiente, Tatiana Capel. Como haverá alternância nessa função, o próximo cargo diretivo será ocupado por representante da sociedade civil e assim sucessivamente.

Dirigindo-se aos conselheiros titulares e suplentes, já na função de presidente do CONPBEA, Tatiana Capel disse que é obrigação do Poder Público e da comunidade defender, preservar e garantir a proteção, bem-estar e qualidade de vida dos animais neste município. “Sinto-me honrada em presidir esse novo e importante conselho municipal. Diadema se destaca mais uma vez, pois é a segunda cidade da região a contar com esse tipo de conselho”, disse Tatiana.

Na opinião da conselheira Lena Rodrigues, da Associação de Amparo aos Animais, única entidade da cidade que participa do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama ), a criação do CONPBEA é uma semente. “Esse conselho é muito especial. Estamos plantando hoje uma nova consciência de respeito e proteção para com os animais. Não importa se nós vamos colher esse ‘fruto’, o importante é que as futuras gerações vão desfrutar disso”, disse Lena.

As reuniões mensais do CONPBEA serão públicas. A próxima ficou agendada para  21 de fevereiro, às 15h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Mais informações pelo telefone 4059-7600, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*