Editorias, Notícias, Veículos

Novo Audi Q3 chega ao Brasil com preços a partir de R$ 179.990

Novo Audi Q3 chega ao Brasil com preços a partir de R$ 179.990
Segunda geração do Q3 traz dimensões mais avantajadas e a nova linguagem de design e tecnologia da Audi; interior oferece mais espaço e nova interface multimídia, com tela de 8,8 polegadas, Foto: Divulgação

DANIEL DIAS
AutoMotrix

 

A Audi lançou no país a nova geração do Q3. O SUV incorpora a nova linguagem de design e de tecnologia da família Q, introduzida no mercado brasileiro com o Q8. O modelo estará disponível nas concessionárias a partir de ama­nhã (14) em três versões: Prestige, a partir de R$ 179.990, Prestige Plus (R$ 189.990) e Black (R$ 209.990).

O novo Q3 completa a família Q, composta atualmente pelos modelos Q5, Q7 e Q8. A partir de maio, a linha de utilitários esportivos da marca alemã será acrescida do e-Tron, primeiro mo­delo 100% elétrico da Audi no Brasil.

O novo Q3 e equipado com motor 1.4 a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, com 150 cv de potência e 26 kgfm de torque, unido à transmissão de dupla embreagem S-tronic com seis marchas. O motorista pode variar as características do Q3 por meio dos cinco modos de condução disponíveis no Audi Drive Select. O sistema influencia a resposta do acelerador, o esterçamento do volante e as características das mudanças da transmissão.

O Audi Q3 cresceu em todas as dimensões e está posicionado no segmento superior dos SUVs compactos. Tem 4,48 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,68 m de distância entre-eixos. Os bancos traseiros são corrediços de série e podem ser movidos para frente em 15 cm. Segundo a Audi, o porta-malas é o maior da categoria, com 530 litros. Dependendo da posição dos bancos e encostos, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para 675 l. Com os encostos totalmente rebatidos, o volume sobe para 1.525 l.

Externamente, o novo Q3 tem na parte frontal a grade Singleframe em desenho octogonal. Nas laterais, a linha de ombro confere impressão mais volumosa sobre os arcos das rodas. Suportadas por longo aerofólio de teto, que também acompanha o vidro traseiro na lateral, as colunas “C” (as duas de trás) têm inclinação acentuada na linha da carroceria. Visto a partir da traseira, as lanternas são maiores em relação às da geração anterior e se dividem entre a carroceria e a tampa do porta-malas. Todas as versões contam com rodas de liga leve exclusivas, mas com tamanhos diferentes: na Prestige são de 17 polegadas; na Prestige Plus, de 18 polegadas e na Black, de 19 polegadas. Ao todo, há nove cores externas disponíveis.

Segundo a Audi, o interior do Q3 está mais intuitivo. O painel traz o desenho octogonal da grade Singleframe com visual na cor preta. Assim como nos A6, A7 e Q8, o Q3 incorpora como elemento central o novo conceito de interface multimídia com display de 8,8 polegadas sensível ao toque, controle por voz que compreende linguagem cotidiana e câmera de ré em todas as versões. Juntamente com os controles do ar-condicionado, o painel é inclinado em 10º em direção ao mo­to­ris­ta. O módulo de botões para as funções da iluminação, que substitui o controle giratório do mode­lo antecessor, é encaixado no painel à esquerda do volante, que tem abas para trocas de marchas manuais. Atrás do volante está o painel digital.

Nos itens de segurança e conforto, a Black ganha de série a função parking assist – com essa tecnologia, o esterçamento é automático e o motorista só precisa acelerar, frear e mudar as marchas para entrar e sair de vagas de estacionamento. É possí­vel incluir opcionalmente o Pacote ACC Stop&Go, com controle de cruzeiro adaptativo, funções de assistência de velocidade e em congestionamento e o Audi Pré-Sense dianteiro – detecta situações críticas envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos usando o radar. Se necessário, o sistema inicia frenagem de emergência.

Na versão Prestigie, o Q3 traz como itens de série faróis de LED com acendimento automático, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, controle automático de velocidade, sensor de chuva, seletor de modos de condução e assistente de rampa. Na Plus, soma quadro de instrumentos digital, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, tampa do porta-malas com abertura por proximidade, retrovisor eletrocrômico, luzes de LED com setas sequenciais e frisos e longarinas de teto cromados.

Na Black, o Q3 acrescenta pacote exterior com detalhes em preto brilhante, bancos dianteiros com ajustes elétricos, revestimento de camurça sintética, assistente automático de estacionamento, volante esportivo e teto panorâmico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*