
Conforme antecipado pelo Diário Regional, o vereador de Diadema Ronaldo Lacerda se filiou, nesta quarta-feira (1º), ao PDT e lançou pré-candidatura ao Executivo. Juntamente com o vereador, cerca de 40 pessoas migraram para o partido, muitos dos quais acompanharam a trajetória de Lacerda no PT.
O PDT já havia lançado o Professor Fábio Júnior como pré-candidato ao Paço e, segundo o presidente do diretório em Diadema, Roberto Holanda, “o partido é democrático”. “O PDT, mais uma vez, mostra sua grandeza. Um partido realmente democrático, que abre suas portas a todos de Diadema que querem o crescimento da cidade. Assim sendo, o partido filia hoje uma das pessoas mais importantes política e socialmente de Diadema, que também se coloca como pré-candidato, junto com o Professor Fábio Júnior. Partido grande é assim, não tem medo de disputa interna, porque é assim que se faz democracia”, destacou.
Evitando fazer críticas ao PT, onde militou por 25 anos, Lacerda afirmou que sua escolha pelo PDT se deu por conta da afinidade de ideias e pela abertura que a nova sigla deu para seu projeto de disputar a prefeitura.
“Estou vindo para somar projetos em prol da cidade. Entendo que o PDT vem em uma crescente. Estou saindo de um partido em que tive certa restrição à continuidade de projetos, sendo assim, fechou as portas para o crescimento e estar participando de outros projetos. Nesta vinda para o PDT quero dialogar com o Fábio Júnior e com a chapa de vereadores. Não queremos chegar como maioral. Vamos respeitar cada companheiro”, pontuou.
Apesar de afirmar que o partido fará debate interno, Holanda destacou que tanto Ronaldo Lacerda quanto Fábio Júnior têm autonomia para conversar e resolver o que é melhor para o partido, o que deixa em aberto como será feita a montagem da chapa que disputará as eleições.
Quanto a futuras alianças, Holanda afirmou que o diretório aguarda as diretrizes da executiva estadual e nacional, mas que está aberto a conversas com outros partidos. Em São Paulo está sendo alinhavada aliança com o PSB.
A filiação foi realizada com poucas pessoas presentes por conta da pandemia de coronavírus. Porém, o presidente da Câmara, Revelino Teixeira, o Pretinho do Água Santa (DEM), esteve presente e desejou boa sorte a Lacerda na nova legenda e em seu projeto visando ao Executivo.