Minha Cidade, Santo André, Sua região

No Mês do Meio Ambiente, Semasa lança portal de educação ambiental voltado ao público infantil

Semasa lança portal de Educação Ambiental voltado ao público infantil
Mel aprende conceitos ambientais de forma lúdica e divertida na plataforma Hendu. Foto: Divulgação/Semasa

Como parte das comemorações referentes ao Mês do Meio Ambiente, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou nesta quarta-feira (10) a plataforma interativa Hendu, para que crianças possam brincar e aprender mais sobre os conceitos ambientais por meio de material lúdico interativo totalmente on-line.

O Hendu é destinado a crianças de até 12 anos e é bastante intuitivo, facilitando o uso pelos pequenos (mesmo que não saibam ler) e, ao mesmo tempo, contextualiza e traz informações aos pais, orientando-os na sensibilização ambiental. Para acessar basta entrar em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

O nome foi escolhido pela equipe de Educação Ambiental do Semasa, pois em tupi guarani, Hendu significa escutar, ouvir e entender.  A partir de vídeos, jogos e outras atividades, a iniciativa complementa as ações realizadas pela equipe da autarquia nos últimos anos e tem o objetivo de introduzir a temática no dia a dia das crianças, principalmente neste período de isolamento social.

‘’Repentinamente tivemos que nos afastar e enfrentar uma situação totalmente nova junto aos nossos pequenos . A educação rapidamente teve que se reinventar e buscar alternativas para continuar presente na vida das crianças . A equipe de educação ambiental não parou e preparou com muito carinho uma excelente ferramenta para continuar nossos trabalhos de sensibilização ambiental  com o público infantil’’, completa a diretora do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Eriane Justo Savoia.

O portal faz parte do conjunto de esforços para a formação de pessoas para um novo modelo de sociedade, sempre com a intenção de promover ideias sustentáveis e de preservação ambiental, de forma a estar presente nos lares das famílias, além de se adequar para um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, que é o de ‘Educação de Qualidade’, assegurando educação inclusiva e de qualidade para todos.

Durante a quarentena as atividades se concentrarão de forma on-line, mas em breve, novidades em relação ao projeto serão desenvolvidas. Os pequenos também são incentivados a compartilhar suas criações junto à equipe do Hendu, para que possam ser exibidas no portal e, futuramente, no Facebook do Semasa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*