Minha Cidade, Santo André, Sua região

No mês delas, Santo André conscientiza sobre a prevenção e cuidado com a saúde da mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu uma agenda com ações voltadas ao público feminino nas unidades de saúde do município. Entre as atividades estão palestras para a população sobre a saúde da mulher, coleta de papanicolau, autoexame de mama e teste rápido para DSTs. Para as funcionárias dos equipamentos haverá também oficinas de artesanato e cuidados pessoais. A programação se estenderá por todo o mês de março. As munícipes poderão se informar sobre os dias e horários das atividades nas unidades de interesse.

“ Resolvemos focar a programação deste mês, na prevenção do câncer uterino e o de mama porque são as doenças mais recorrentes no caso das mulheres.  É importante a conscientização pela necessidade de diagnóstico precoce dessas patologias e intervenção rápida para mudar o prognóstico desses casos”, explicou a secretária da Pasta, Ana Paula Peña Dias. Além disso, a área está implantando na rede municipal a linha de cuidados da saúde da mulher, que vai desde a parte de vacinação específica, acompanhamento ginecológico, período gestacional, menopausa e outras ocorrências específicas do público feminino.

 Além da rede básica de atenção, o Centro Hospitalar de Santo André também prestará homenagem. O equipamento realizou hoje, no seu anfiteatro, uma palestra com o tema “A tríplice jornada de trabalho da mulher: como gerenciar trabalho e vida pessoal para não adoecer”, com a psicóloga Tereza Oliveira Gomes. A palestra é destinada às funcionárias técnicas, administrativas e alunas que estão no campo de estágio no hospital. Haverá também uma apresentação musical com a cantora Rita Maria Silva. Será colocado na recepção durante todo o mês o banner, que segue,  uma congratulação da diretoria do hospital com todas as mulheres usuárias,  gestoras e trabalhadoras do serviço.

Abaixo, veja as ações em comemoração ao dia da mulher nas unidades básicas de saúde:

programação-2

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*