Arte & Lazer, Roteiro

No mês de aniversário, S.Bernardo recebe Museu Itinerante da UFMG

Prefeito Orlando Morando visitou as instalações, que contam com seis ambientes interativos. Foto: Ricardo Cassin/PMSBCSão Bernardo receberá o Museu Itinerante Ponto UFMG. Projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e destinado à difusão da ciência e tecnologia, o espaço instalado em uma carreta ficará estacionado em frente ao Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, de hoje (15) a quinta. A atividade está inserida no calendário de festejos em celebração aos 464 anos da cidade. Aberto ao público, o museu receberá alunos das redes municipal e estadual.

“A importância dos museus na formação cultural é indiscutível. No entanto, as pessoas não têm o hábito visitá-los. Por essa razão, acho louvável a iniciativa da UFMG, de criar um museu itinerante para levar informação e conhecimento. O Poder Público cumpre o seu papel de incentivar o aprendizado, promovendo a parceria para a visita das escolas”, afirmou o prefeito Orlando Morando (PSDB), em evento que contou com a presença da secretária de Educação, Suzana Dechechi, de Tânia Margarida Lima Costa, professora da UFMG e coordenadora do Museu Itinerante, e Emiliano Graziano, gerente de sustentabilidade da Basf, patrocinadora do evento.

O museu conta com exposições interativas tanto na área externa quanto interna da carreta. Juntos, os ambientes ocupam aproximadamente 800 m². No interior do veículo estão montados seis ambientes interativos (Sala do Útero, Sala dos Sentidos, Sala dos Biomas, Sala de Projeção 3D, Sala de Submarino e Sala das Cidades).

Também haverá uma exposição externa com aproximadamente 40 instalações e experimentos científicos, divididos em três galerias temáticas: Espaço Seres Vivos, Espaço Energia e Espaço Desafios. Durante a exposição, os visitantes serão orientados por estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Parcerias

A secretária da Educação, Suzana Dechechi, ressaltou a relevância da iniciativa. “Estamos sempre abertos às parcerias como essa exposição, pois possibilitam a ampliação dos conhecimentos e a curiosidade de nossos alunos. Os experimentos apresentados na mostra fazem parte dos conteúdos já presentes no currículo, e a interação proporcionada pela mostra certamente terá o poder de ilustrar, aguçar a curiosidade e despertar ainda mais o interesse das crianças pelos conteúdos aprendidos em sala de aula, pela ciência e pela tecnologia”, destacou.

Após a exposição, os professores da UFMG ministrarão aulas de Ciência para um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Inteiramente on-line, o curso será realizado utilizando o laboratório de informática das escolas no decorrer o segundo semestre. “O objetivo dessa exposição é despertar a curiosidade dos alunos. Espero que eles saiam daqui motivados e interessados, olhando a ciência como um fator na busca de soluções”, afirmou a professora Tânia Margarida Lima Costa, coordenadora do Museu Itinerante.
Serviço – Museu Itinerante Ponto UFMG. Data: de hoje (15), a quina-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Local: estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moisés Dib, avenida Kennedy, 1155 – Parque Anchieta. Entrada gratuita.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*