Editorias, Notícias, Veículos

Nivus é apresentado pela Volkswagen em live mundial

Nivus é apresentado pela Volkswagen em live mundial
Nivus carrega no design em forma de cupê sua principal característica; traseira (abaixo) de elementos óticos unidos é elegante. Foto: Divulgação/VW

DANIEL DIAS
AutoMotrix

A Volkswagen apresentou no último dia 28, por meio de live na inter­net, seu lan­çamento mais importante pa­ra o mercado brasileiro neste ano: o Nivus. O marketing da VW define o modelo como um Cross­over Utility Vehicle (CUV) e diz que inaugura novo segmento, mas na prática o Nivus é um utili­tário esportivo compacto com design que remete aos cupês.

Algumas marcas na Europa já lançaram mão dessa estratégia a partir de utilitários esportivos existentes em seus portfólios. No Brasil, porém, é uma novidade. Na apresentação, o presidente da VW para a América Latina, Pablo Di Si, destacou que o Nivus é o coração da chamada Nova Volkswagen. Para reforça­r o conceito de inovação, a montadora apresentou ainda no­vo logotipo para a região.

O Nivus estará disponível pa­­ra pré-venda no Brasil em mea­­dos deste mês e nas concessionárias no começo do segundo semestre. Na Argentina, o SUV iniciará trajetória no final deste ano. Em outros países da América do Sul, chegará apenas no início do ano que vem. A fábrica de Pamplona (Espanha) pro­duzirá o modelo para a Europa a partir do segundo semestre de 2021.

Fabricado em São Bernardo, o Nivus é montado sobre a plataforma MQB, a mesma do hatch Polo e do sedã Virtus, que permite ampla flexibilidade de cons­trução graças aos parâme­tros variáveis, como a distância entre-eixos. O SUV oferece espaço interno para até cinco ocupantes. Tem 4,26 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m entre os eixos.

O porta-malas supera a mai­oria dos utilitários esportivos compactos do mercado, com capacidade para 415 litros. Segundo a VW, esse benefício se deve ao design funcional concebido a partir de uma carroceria em estilo cupê. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos botões virtuais da “vedete” do modelo, o sistema de infoentretenimento e funções es­senciais do veículo VW Play.

Com três versões de acaba­mento, o Nivus terá sempre o motor 200 TSI (turbo), da família EA211, de três cilindros, flex e injeção direta de combustível. O propulsor entrega 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque abastecido com etanol, associado à transmissão auto­mática de seis velocidades.

Conforme o plano de vendas da Volkswagen, o Nivus terá penetração no público jovem e será focado em consumidores de hatches, sedãs premium e SUVs.

O Nivus foi desenvolvido in­teiramente no Brasil e com clínicas feitas com clientes. Com o modelo, a Volkswagen promove sua maior ofensiva de produtos na América do Sul.

“O Nivus é o primeiro mode­lo desenvolvido no Brasil que será produzido e comercializado também no mercado europeu. Desde 2017, renovamos por completo nosso portfólio, na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região. O Nivus também inaugura na América do Sul nosso New Brand Design (do inglês, novo design de marca). É muito mais do que um novo logotipo. É uma atitude de marca”, comentou Pablo Di Si.

Com linhas marcantes, o Nivus carrega no design a principal característica que o diferencia dos SUVs concorrentes. “Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e funcional”, explicou José Carlos Pavone, chefe de Design da Volks­wagen para a América Latina.

A queda fluida da coluna “C” (a traseira) é um dos destaques do estilo e confere ao SUV seu jeito de cupê. “Na lateral, o Nivus tem perfil de cupê característico. As proporções e os volu­mes definem caráter atlético e moderno”, acrescentou Pavone. As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados contribuem para o conjunto com pegada esportiva e jovial.

“Os faróis são conectados com a grade dominante e com a linhas marcadas no capô, que dão caráter robusto ao carro”, detalhou Pavone, que deu início aos esboços do Nivus há cerca de quatro anos. Os faróis, os auxiliares de neblina, as luzes de circulação diurna e as lanternas são em LED e conferem identidade visual única ao Nivus. Na grade, o novo logo da Volks está mais simples e bidimensional.

A parte traseira do Nivus é um dos destaques do produto, com elemento horizontal que une as lanternas, formando uma peça única e elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até a la­teral. Em cima, um spoiler integrado à tampa traseira provoca efeito de prolongamento do teto, detalhe essencial para definir o estilo cu­pê e esportivo do Nivus.

Na live, a empresa não entrou em detalhes como o preço de largada, que deve ficar em torno de R$ 85 mil, até o top de linha, por volta dos R$ 100 mil. Apesar de a montadora fugir do assunto, o novo e moderno Nivus certamente “roubará” ven­das de seu “irmão” T-Cross.

A VW acredita que a chegada do Nivus ao público em tempos de confinamento e fechamento parcial das concessionárias no país não será tão afetada. “Graças à Realidade Au­mentada e ao VW Play App, será possível que o cliente leve o Nivus para sua garagem e faça teste-drive virtual do carro, tudo por meio de um tablet”, afirmou Gustavo Sch­mi­dt, vi­ce-presidente de Vendas e Marketing da empresa.

Em termos de segurança, o Nivus incorpora equipamentos até então disponíveis apenas em veículos de segmentos superio­res, como detector de fadiga, aber­tura das portas e partida do motor sem contato com a chave, Controle Eletrônico de Estabi­li­da­de e auxílio de partida em rampa.

O Adaptive Cruise Control (ACC) está entre os itens mais avançados do Nivus, já que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja do veículo à frente. O sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. O Nivus vem equipado com o Autonomous Emergency Brake (AEB), que freia o carro de maneira autônoma ao identificar o iminente risco de colisão frontal.

 

Central multimídia traz apps de celular, mas não tem internet nativa

O VW Play é a “estrela da companhia” e foi apresentado antes mesmo de o Nivus apare­cer sem camuflagens para o público. A Volkswagen assegura que a central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece inédita experiência de usabilidade intuitiva. Com tela de dez polegadas de alta reso­lução sensível ao toque, antirriscos e com botões virtuais, a plataforma adota não somente os mais moder­nos recursos de conectivi­dade co­mo também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital (Ac­tive Info Display), o sistema cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de dez polegadas (do tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes em um veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital”, dotado de interface intuitiva e moder­na, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.

Juntamente com o Nivus estreia ainda a VW Play App, loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de apps, parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), Ubook (audiobook), Porto Seguro, Dee­zer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de alimentação) são alguns parceiros.

PROVOCAÇÃO

Em resposta provocativa à General Motors, que oferece Wi-Fi pago, a Volkswagen faz a pergunta via texto de apresentação do Virtus: “Se você já paga uma conta de celular ou internet sem fio na sua residência, por que ter outra conta para a internet do seu carro?”. Assim, a Volkswagen habilitou o recurso de conexão com a internet do VW Play, por roteamento de celular ou por Wi-Fi. Ao ser conectado, o sistema oferece as mesmas funções de um dispositivo de tecnologia, buscando músicas, baixando aplicativos e atualizando rotas no sistema de navegação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*