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Nissan Kicks renova visual, acrescenta equipamentos e preserva a faixa de preços

Nissan Kicks renova visual, acrescenta equipamentos e preserva a faixa de preços
Novo Kicks traz o padrão visual mais recente da Nissan, expresso na frente mais agressiva. Foto: Pedro Dhantas

LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA
AutoMotrix

Há duas maneiras óbvias de tornar um produto mais atra­ente. Uma é baixar o preço. Ou­tra é adicionar vantagens, mantendo o preço. Na remo­delação do seu carro mais vendido no país, a Nissan optou pelo segundo caminho. Além do visual, que segue o padrão estético mais recente da Nissan, o novo Kicks agrega tecnologias de segurança e de conforto, mantendo a faixa de preços do modelo anterior – o que seria uma notícia melhor se o utilitário esportivo da Nissan não tivesse reajustado sua tabela nos últimos meses.

O SUV preserva o motor flex de 1,6 litro e 16 válvulas que produz 114 cavalos e 15,5 kgfm, com opções de câmbio manual de cinco velocidades ou CVT de seis marchas simuladas. Os preços partem de R$ 90.390 na versão Sense manual, vão a R$ 98.390 na Sense CVT, chegam a R$ 106.390 na Advance CVT e atingem R$ 116.390 na Exclusive CVT.

O Kicks foi lançado no Brasil em julho de 2016, importado do México e com o “status” de carro oficial dos Jogos Olímpicos do Rio. Em abril de 2017, come­çou a ser produzido na fábrica da Nissan em Resende (RJ).

O visual remodelado surgiu pela primeira vez na Tailândia, em maio do ano passado. A plataforma é a mesma apresentada em 2016, mas a frente está mais agressiva com a ampla grade Double V-motion harmonizada ao pa­ra-choque mais proeminente, ambos realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de full-LED com função DLR (luz de rodagem diurna) são de série em todas as versões com câmbio CVT. As luzes de direção dos retrovisores externos também contam com LEDs, assim como as lanternas e a luz de freio. Complementam o estilo a antena tipo “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com novo desenho nas versões Advance e Exclusive.

Por dentro, o Kicks traz no­vidades tecnológicas – restritas, como é habitual na indústria automotiva, às versões top de linha. Uma delas é o sistema de som premium Bose Personal Plus, com oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador di­gi­tal. Outra é o sistema multimídia Nissan Connect com tela de oito polegadas sensível ao toque, que inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay. O painel de ins­trumen­tos multifun­cio­na­l em TFT de sete polegadas tem mostradores configurá­veis e ago­ra está disponível a partir da versão Advance.

Foram mantidas as tecnologias já disponíveis, como o controle dinâmico de chassi, o auxílio de partida em rampa e a Visão 360 Graus com detector de movimento. Complementam o pacote equipamentos mais prosaicos, disponíveis desde a versão de entrada: seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis. Opcionalmente, estão disponíveis novidades co­mo carregador de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisores tilt town (que abaixam quando a ré é engatada).

A versão top Exclusive CVT, que parte de R$ 116.390, pode subir até R$ 119.890 se equipada com o Pack Tech. O pacote acrescenta o alerta de colisão frontal, que detecta objetos na frente e avisa o moto­rista no painel. Caso o condutor não acione o freio, o assistente aplicará automaticamente frenagem forçada.

Também fazem parte do pacote o alerta de tráfego cruzado traseiro (que previne colisões e atro­­pelamentos nas manobras de ré), o monitoramento de ponto cego e o alerta de mudanças de faixa (o volante vibra quando o SUV cruza uma faixa de rolamento sem a seta acionada). O acendimento inteligente dos faróis muda o facho da luz alto para baixo quando um veículo contrário se aproxima.

ACRÉSCIMO

Cores perolizadas ou metálicas – como a Azul Elétrico do modelo avaliado – elevam o preço em R$ 1.550. O novo Kicks chega às lojas na segunda quinzena deste mês, mas já está em pré-venda com vantagens exclusivas pela Loja Virtual Nissan (loja.nissan.com.br).

 

Interior tem menos barulho e mais som

Alguns aperfeiçoamentos não podem ser vistos no novo Ki­cks, mas são perceptíveis. O para-brisa ganhou tratamento acústico que, segundo a Nissan, traz redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%. De fato, embora o conjunto motor-câmbio com CVT ainda seja rumoroso, a cabine parece um pouco mais silenciosa em fortes acelerações. Isso ajuda a apreciar o ótimo som Bose Personal Plus, que oferece experiência singular graças aos dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.

A experiência de som imersivo pode ser controlada na tela do sistema multimídia, para criar desde um efeito restrito somente à frente até um surround 360º distribuído por todo o habitáculo.

De resto, é de série na versão Exclusive a funcional Visão 360 Graus com detector de movimento, composta por quatro câ­meras instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores, que reproduzem a visão periférica to­tal. Disponível nas versões mais caras do modelo anterior, o sistema detecta objetos em movimento em torno do veículo e emite alertas visuais e sonoros.

Também foram mantidos na nova linha, de série desde a versão de entrada, os bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero, que ajuda a reduzir as cargas musculares e na coluna ao simular a posição relaxada que o corpo assume em ambiente sem gravidade.

O novo multimídia Nissan Connect com tela de oito polegadas tem boa visibilidade e comandos intuitivos. Com a chave presencial I-Key combinada ao sistema eletrônico de ignição Push Start, basta apertar um bo­tão para acionar o motor.

 

Baixo peso do Kicks garante agilidade

No campo de provas do Haras Tuiuti, na cidade paulista homô­nima, a Nissan disponibilizou pa­ra avaliação a configuração top de linha Exclusive CVT com o pacote de opcionais Pack Tech. A versão incorpora “mimos” como ar-con­dicionado automático digital, apo­io de braço frontal, faróis dian­teiros e de neblina em full-LED, retrovisores externos rebatíveis automaticamente e câmeras que proporcionam a ótima Visão 360 Graus, além do impressionante sistema premium de som Bose Personal Plus. Estão ainda disponíveis todos os itens de segurança do SUV, formando conjunto diferenciado para o segmento.

Apesar da renovação estética e do implemento tecnológico, a Nissan optou por não mexer no conjunto motor-câmbio do Kicks. O motor 1.6 aspirado é o mesmo apresentado em 2016 e entrega 114 cv, com etanol ou gasolina, e 15,5 kgfm de torque. Apesar de os números não serem impressio­nantes, o conjunto oferece agi­li­dade no tráfego urbano e na estrada devido ao baixo peso do Kicks – que, na versão Exclusive, pesa 1.139 kg em ordem de marcha.

Na verdade, o crossover da Nissan tem peso de hatch – ape­nas 21 kg a mais que o Onix 1.0 Turbo Premier. A relação peso/potência do Kicks top de linha é de 10 quilos por cv, melhor que os 10,4 kg/cv do Jeep Renegade, líder do segmento de SUVs compactos, em sua versão Sport com motor 1.8 flex e câmbio automático; ou que os 10,58 kg/cv do GM Tracker em sua configuração 1.0 Turbo LT automática.

É claro que um turbocompressor certamente permitiria mais esportividade ao Kicks, assim como a opção de acionamento manual de marchas simuladas. Ambos foram descartados para não ele­var o preço. Para tornar o desempenho um pouco mais esperto, o crossover traz apenas o discretíssimo botão Sport. Quase imperceptivelmente instalada na parte frontal da manopla do câmbio, proporciona elevação dos giros nas trocas das marcha simuladas.

Em termos de estabilidade, o Kicks já era um carro bem equili­bra­do, apesar de sua altura ele­va­da. Porém, os engenheiros tra­balharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da direção, melhorando a área de contato e elevando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e em alta velocidade, nas mudanças de faixa ou desvio de obstáculos.

As rolagens de carroceria estão mais discretas. O Controle Dinâmico de Chassi identifica o movimento da carroceria e atua na suspensão, no freio-motor e nos sistemas de frenagens para estabilização do veículo. Como resultado, o Kicks oferece maior sensação de segurança. Para a melhor frenagem, foram adotados pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a aderência.

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