Editorias, Mundo, Notícias

Netanyahu e Abbas se cumprimentam antes do enterro de Shimon Peres

Netanyahu e Abbas apertaram as mãos antes do funeral do ex-premiê. Foto: Amos Ben Gershom / GPO

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, apertaram as mãos ontem (30) antes das cerimônias fúnebres do ex-presidente, ex-premiê de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres, morto na última quarta (28), aos 93 anos. O funeral aconteceu hoje em Jerusalém.

Abbas também cumprimentou a mulher do premiê israelense, Sara Netanyahu. Os dois não apertavam as mãos desde a reunião de cúpula sobre o clima de Paris, em dezembro de 2015.

Cerca de 80 autoridades internacionais estiveram no cemitério do Monte Herzl, onde estão enterrados os principais nomes da política do país, incluindo o ex-premiê Yitzhak Rabin e a também ex-premiê GoldaMeir (1898-1978). Peres foi enterrado ao lado de Rabin.

Entre os principais líderes estavam Barack Obama (Estados Unidos), Angela Merkel (Alemanha) e François Hollande (França). O Brasil foi representado pelo chanceler José Serra.

No encontro Obama afirmou que a paz entre Israel e os palestinos continua sendo “tarefa inacabada”. Para o norte-americano, Peres está “entre os gigantes do século 20”, como Nelson Mandela e a rainha Elizabeth 2ª.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*