Curiosidades

Nasa lançará sonda para estudar lua de Júpiter que poderia conter vida

Nesta segunda-feira (7), a sonda Juno, da Nasa, iniciou voo a cerca de 1.038 quilômetros de Ganimedes, o maior satélite natural de Júpiter.

Este é o voo mais próximo desde que outro dispositivo espacial, Galileo, voou a 808 quilômetros da lua. No entanto, a sonda Juno está equipada com ferramentas mais avançadas, nos dando a chance de ver “Ganimedes de jeitos nunca antes possíveis”, disse o principal pesquisador do projeto, Scott Bolton, citado pelo Phys.org.

Como parte da campanha de informação relacionada ao sobrevoo iminente, a NASA lançou uma animação de Ganimedes, mostrando as estruturas geológicas conhecidas em sua superfície em cores.

A coleta de dados começará cerca de três horas antes da maior aproximação. Para além de captar imagens do satélite natural em estudo, a Juno também estudará várias propriedades importantes do mesmo.

A NASA recria uma lua de Júpiter que poderia conter vida.
A NASA divulgou uma animação de Ganimedes, o maior satélite natural de Júpiter, mostrando as estruturas geológicas conhecidas em sua superfície em cores.

De modo a analisar a composição e temperatura das camadas de gelo que cobrem o Ganimedes – e sob as quais, segundos os cientistas, existe um oceano que poderia ser habitável – a sonda vai utilizar um radiômetro de micro-ondas (MWR, na sigla em inglês).

A Juno também vai estudar a camada exterior da atmosfera da lua de Júpiter, onde os gases formam íons sob a radiação solar.

“Quando a Juno passar atrás de Ganimedes, os sinais de rádio atravessarão sua ionosfera, causando pequenas mudanças na frequência que deve ser captada por duas antenas no complexo de Camberra da Rede do Espaço Profundo, na Austrália. Se pudermos medir essa mudança, poderemos entender a conexão entre a ionosfera de Ganimedes, seu campo magnético intrínseco e a magnetosfera de Júpiter”, explica Dustin Buccino, o engenheiro da missão, citado pela mídia.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário

  1. Pingback: Júpiter passa Saturno e vira o planeta com mais luas do sistema solar - Notícias de São Paulo

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*