Economia, Notícias

Nakata é a 1ª empresa no Brasil a ser certificada com nova norma de saúde e segurança

Nakata é a 1ª empresa no Brasil a ser certificada com nova norma de saúde e segurança
Manutenção da certificação conta com a participação dos colaboradores. Foto: Divulgação

A fábrica de amortecedores da Nakata, localizada em Diadema, é a primeira empresa no Brasil a receber a certificação ISO 45001:2018 – Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, publicada em março desde ano.

A nova norma substitui a OHSAS 18001 e compõe o pacote de ferramentas de gerenciamento da empresa – o Sistema de Gestão Integrado (SGI) – que abrange aspectos como qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e foi recentemente renovado.

Além da certificação ISO 45001:2018, o SGI também reúne as normas ISO 9001:2015 – Gestão de Qualidade; e ISO 14001:2015 – Gestão de Meio Ambiente.

A manutenção da certificação confere à fábrica qualidade dos produtos, segurança nos processos, além de saúde ocupacional e medidas referentes ao meio ambiente. É um trabalho de constante evolução que conta com a participação dos colaboradores.

“Esta recertificação nas versões atualizadas das normas demonstra que, concomitantemente ao aumento acentuado da produtividade da planta, é possível ver os resultados concretos da implementação do Sistema Nakata de Produção e do projeto Qualidade Premium, garantindo assim elevados níveis de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade em nossos processos e produtos”, afirmou Carlos Moura, gerente da planta –  Divisão Amortecedores.

“Ainda tivemos a grata surpresa que coroa todo o trabalho realizado, com a informação do órgão certificador de que a Nakata é a primeira empresa no Brasil certificada pela SGS na norma ISO 45001:2018 Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional”, prosseguiu.

A avaliação é realizada por auditores do SGS, órgão líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação de processos e  padrões relacionados à qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. A certificação precisa ser renovada a cada três anos e, anualmente, é realizada a manutenção.

A Nakata possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema (MG) e Santo André. A empresa exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*