Arte & Lazer, Teatro

Myrian Rios vive Rainha Ester na volta ao teatro após 20 anos

Peça estreia dia 9 de janeiro no Teatro West Plaza e marca os 45 anos de carreira da atriz. Foto: Pedro Arthur Rios
Peça estreia dia 9 de janeiro no Teatro West Plaza e marca os 45 anos de carreira da atriz. Foto: Pedro Arthur Rios

Amigos de muitos anos, a atriz Myrian Rios e o produtor, ator e diretor Rogério Fabiano estreiam sua primeira parceria no teatro. Aceitaram a sugestão do também produtor Gherardo Franco para montar juntos “Rainha Ester, a Esco­lhida por Deus para Salvar o Povo Judeu”, a saga bíblica do antigo Império Persa. Com texto de Cyrano Rosalem, música de Miguel Briamonte e luz de Cláudio Brandão, o encontro do trio tem sabor especial por marcar os 45 anos de carreira da atriz, há duas décadas afastada dos palcos. O espetáculo entra em circuito comercial a partir de 9 de janeiro no Teatro West Plaza, para temporada até 28 de fevereiro.

Quando o texto chegou às suas mãos, Myrian Rios ficou impactada, conhecia a história da mulher que salvou o povo judeu do extermínio e várias outras passagens da Bíblia “a fundo”. Católica praticante, atuou como missionária por mais de uma década na comunidade Canção Nova. “Fiquei deslumbrada, já me vi fazendo a personagem, foi amor à primeira vista.” A atriz acredita ser “providência divina, um presente de Deus” encenar um texto bíblico verídico, de uma mulher tão importante para marcar este momento de retorno aos palcos, a rainha mais importante do antigo testamento, como diz.

“Tem um significado especialíssimo pra mim. Toda vez que falo o texto me emociono e sinto o peso da responsabilidade. Em certo ponto da história, a personagem, correndo o risco de ser morta, suplica proteção para conversar com o rei Xerxes sem ser chamada. Eu, Myrian, me vejo misturada com Ester, ao pedir proteção.”

A MONTAGEM

O autor Cyrano Rosalem começou pesquisando as tentativas de análise da histórica Rainha Ester oriundas da Bíblia e foi estudar a civilização persa por meio dos gregos. “Daí tirei a informação de como os imperadores persas – no caso, Xerxes – lidavam com suas rainhas. Era sempre da mesma forma. Conseguia-se uma jovem, e descartava-se a velha. No caso de Ester, foi diferente, porque ela, como tinha ins­trução, peitou o marido. Caso raro, na época, por isso, reinou 15 anos. Não só salvou o seu povo, judeu, mas mandava. A Bíblia não diz nada disso. Fui atrás de outras fontes. Textos judaicos antigos, entre outros. O que importa é que a história dela é real. Nos dois sentidos. É rainha, e salvou o povo judeu do extermínio na Pérsia.”

No processo de preparação, atriz e diretor passaram dois meses dedicados a uma série de leituras do texto. “O texto é leve, não é dramático, não tem barriga. Myrian está dando um show de interpretação, voltando aos palcos 20 anos depois com classe e elegância”, diz Fabiano.

Serviço – Rainha Ester, a Escolhida por Deus para Salvar o Povo Judeu. Estreia dia 9 de janeiro, às 19h. Teatro West Plaza – Sala Laura Cardoso. Shopping West Plaza, av. Francisco Matarazzo, s/n. Telefone – 11 4858-1421.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*