Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Museu do Trabalho está com 70% das obras concluídas

Empreendimento é formado por dois blocos, um de exposições e um de serviços. Foto: Valmir Franzoi/PMSBC

O Museu do Trabalho e dos Trabalhadores, em construção na área do antigo mercado municipal de São Bernardo, no Centro, está com 70% do empreendimento concluído, será o primeiro dedicado a esse tema no país e prevê a utilização de recursos tecnológicos e de interatividade, proposta semelhante à do Museu da Língua Portuguesa, na Capital. “É importante uma cidade como São Bernardo ter uma obra desse porte, que valoriza a cultura e a arte. O museu vai contar a história dos trabalhadores em diversos segmentos econômicos, como gastronômico, moveleiro e outros”, destacou o prefeito em exercício, Frank Aguiar, durante vistoria na tarde de ontem (12).

O secretário de Cultura, Osvaldo Neto, acompanhou a visita e explicou que o empreendimento é formado por dois blocos, um de exposições e um de serviços. Instalado em área de 10 mil m², vai abrigar exposições permanentes e itinerantes. Atualmente, a obra está em fase final, com o tratamento de pigmentação das fachadas.

Com o enfoque nas lutas e vivências dos trabalhadores, o museu vai abordar, entre outros temas, o período colonial e a chegada da Rodovia Anchieta ao ABC; as principais indústrias da região do princípio do século XX até o presente (olaria, têxtil, moveleiros, metalúrgica/automobilística e indústria química); as relações dos trabalhadores com a comunidade e a cultura; e as lutas e conquistas da escravidão à Constituição de 1988.

Monteiro Lobato

O prefeito em exercício também visitou as obras de ampliação e modernização da Biblioteca Monteiro Lobato. A reforma do espaço é uma demanda escolhida pela população como prioridade durante o Orçamento Participativo (OP). Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça e o entorno, o projeto prevê oferecer mais conforto aos usuários e segurança ao acervo.

O pavimento térreo terá o conceito de “biblioteca aberta”, dividido por estantes baixas e geometria curvilínea, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário estará livre para acessar os livros.

A nova Monteiro Lobato também terá espaço infantil, sala temática e elevador para as pessoas com deficiência. A nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, e o café poderão ser utilizados independentemente do horário de funcionamento da biblioteca. No primeiro andar ficarão a sala de trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade.

Com mais de 37 mil exemplares e a visita de aproximadamente 60 mil pessoas por ano, a Biblioteca Monteiro Lobato é um dos pontos culturais mais procurados de São Bernardo.

Atendimento temporário 

Desde novembro de 2015, um posto de atendimento com os livros mais procurados na Biblioteca Monteiro Lobato, além de jornais e revistas, funciona na Câmara Municipal de Cultura Antonino Assumpção (rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro).

No espaço são realizadas exposições, oficinas e algumas atividades que aconteciam na biblioteca, como o Clube Literário. O posto de atendimento pode ser visitado de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e sábado, das 8h30 às 14h. Mais informações pelos telefones 4330-2888 e 4332-9698.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*