
O Museu de Arte Popular (MAP) Diadema recebe a Mostra Nacional de Arte Naif 2019, que ficará aberta ao público até 30 deste mês O evento reúne 90 obras de artistas nacionais, vindas de 17 diferentes estados, e também da artista espanhola Cristina Fonolossa, que vive em Barcelona e é uma referência em Arte Naif no seu país.
A abertura da exposição aconteceu nesta sexta-feira (5), às 19h, e contou com participações especiais da pintora Elza Faria e do grupo percussivo Baque Fulô Braba. Elza, que também está com trabalhos expostos na mostra, fará performance envolvendo pintura e poesias e as fulôres com seu ideário de fortalecimento do feminino vão executar ritmos populares como coco, maracatu e caboclinho.
Com o tema “Linha Tênue entre Arte Naif e Arte Popular”, a exposição tem a proposta de provocar no público a reflexão sobre as diferentes visões da que arte Naif tem no Brasil. “Ora é colocada como arte popular e outra não. Essas visões provocam o diálogo e foi sob essa perspectiva que a mostra tomou corpo e sua realização foi concretizada”, afirmou o curador do evento, o artista visual Enzo Ferrara.
As obras retratadas nas pinturas abordam aspectos tradicionais brasileiros, como eventos populares – festas religiosas, Forró, Congadas e Capoeira – passando pelos temas sociais, diversidade de famílias, chegando a temas atuais com a recente tragédia em Brumadinho.
Paralelo a Mostra Nacional de Arte Naif 2019 no MAP Diadema, aos sábados, nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 14h às 17h, será realizada a Oficina Livre de Arte. As aulas ministradas pelo curador da mostra vão ensinar sobre técnica de limpeza e restauração de pintura, introdução nas bases do desenho e pintura em aquarela. A formação é gratuita e as inscrições devem ser feitas diretamente no MAP Diadema.
O MAP Diadema é o primeiro museu arte popular da Região do ABC e tem no seu acervo mais de 800 obras, pinturas, gravuras e tridimensionais, de artistas brasileiros.
Serviço – MAP Diadema – Exposição Mostra Nacional de Arte Naif 2019. Endereço – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4071-4243. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 14h. Entrada gratuita.