Minha Cidade, Regional, Sua região

Municípios do ABC terão Dia D de vacinação contra a gripe amanhã

Municípios do ABC terão Dia D de vacinação contra a gripe amanhã
Crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra o influenza. Foto: Beto Garavello/PSA

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoverá amanhã (12) o Dia D da campanha de vacinação contra gripe. Cerca de 36 mil profissionais estarão mobilizados para vacinar a população em mais de 6,5 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. A ação contará com o apoio de mais de 2,3 mil veículos, entre carros, ônibus e barco.

Desde o início da campanha, em 23 de abril, até o momento, 3 milhões de paulistas já foram imunizados. A expectativa é vacinar, até 1º de junho, 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

As cidades do ABC também vão participar do Dia D de vacinação contra a gripe. Amanhã, todas as 27 unidades de saúde de Santo André estarão abertas para vacinação contra gripe dos grupos prioritários, das 8h às 17h. Até o momento o município imunizou 45.894 pessoas. O público-alvo este ano em Santo André somam 163.032 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 95% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em 2017 foram

imunizadas 130.380 pessoas.
Com o objetivo de aumentar o número de imunizações contra o vírus da Influenza, a Prefeitura de São Bernardo firmou parcerias com supermercados e shopping para o “Dia D” da Campanha. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos volantes de vacinação serão montados em pontos estratégicos da cidade.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), explicou que essa é uma estratégia para aproximar as pessoas da campanha. “Infelizmente, ainda temos muitas pessoas com medo de tomar a vacina. Porém, se levarmos a campanha para ambientes que fazem parte do dia a dia, como supermercados, por exemplo, as pessoas poderão se encorajar e tomar a dose. Assim, iremos manter esse vírus longe de nossa cidade”, explicou.

Diadema

Todas as UBSs de Diadema vão aplicar a vacina, das 8h às 17h, no grupo prioritário formado por idosos (acima de 60 anos), gestantes, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, mães que acabaram de dar à luz, profissionais da Saúde, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da área da Educação e indígenas. Para tomar a dose é preciso comparecer em alguma unidade com a carteira de vacinação e um documento com foto. Já para funcionários da Saúde e Educação, é necessário levar, também, o crachá ou carteira de trabalho.

“A ideia é disponibilizar um dia, que foge dos dias de trabalho, para priorizar só a vacinação. Nas UBSs de Diadema, neste dia, acontecerá, exclusivamente, a aplicação das doses. Todas as equipes estão mobilizadas para vacinar o maior número de munícipes possível”, afirmou a coordenadora do serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) de Diadema, Candida Rosa Alves.

Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, promove neste sábado, 12 de maio, o Dia “D” da vacinação contra a gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão, das 8h às 17h, para aplicar doses da vacina. Desde o dia 23 de abril, início da campanha, foram imunizados 4.673 moradores contra a gripe.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*