
Os municípios do ABC vão retomar nesta quarta-feira (25) a vacinação contra a influenza após terem recebido nova remessa de doses do Ministério da Saúde. A pasta inverteu a ordem de público-alvo da campanha. Primeiro, serão vacinados idosos e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população.
Segundo o Ministério da Saúde, “a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país”.
Ribeirão Pires informou que, com o reabastecimento de 5.700 doses, moradores com mais de 60 anos e profissionais da saúde poderão ser imunizados, das 8h às 17h, no “drive-thru” do Complexo Ayrton Senna (Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Centro) ou nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A única exceção é a UBS Central. Por questões de segurança, dentro das medidas de combate ao coronavírus, as doses da vacina para essa unidade estão sendo aplicadas na Câmara Municipal da cidade (ao lado da UBS).
Diadema informou que recebeu 14 mil dose da vacina, que começarão a ser disponibilizadas às 13 horas desta quarta-feira. Segundo o prefeito Lauro Michels, as doses não são suficientes para imunizar o público prioritário. “Antes de sair para se vacinar, acesse as nossas redes sociais para ver se ainda há vacina disponível na sua escola”, afirmou Michels.
O município transferiu a vacinação das UBSs para escolas municipais para evitar aglomeração de pessoas e reduzir o risco de contaminação por coronavírus. Cada unidade tem uma instituição de referência. Confira a lista no https://bit.ly/39iNNhE.
Em São Caetano, com a nova remessa, a prefeitura criou mais dois pontos de Drive Thru. Além do Atende Fácil (entrada pela Rua Paraíba, altura do número 600), a vacinação também estará disponível no estacionamento do Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840), e na EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100), sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O município também transferiu a vacinação para escolas. A lista está disponível no link acima.
Em Mauá, a retomada da vacinação contará com esquema “drive-thru” no Paço Municipal, pela Rua Gabriel Marques, Vila Noêmia, a partir das 8h desta quarta-feira, para idosos a partir de 60 anos. A vacinação também será retomadas nas 22 Unidades Básicas de Saúde do município.
Até o fechamento da matéria, os demais municípios não haviam se manifestado sobre o retorno da campanha.
CAMPANHA
Nesta primeira fase da ação serão vacinados idosos e trabalhadores de saúde. A segunda etapa da campanha acontecerá a partir do dia 16 de abril e será direcionada para professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de Segurança e Salvamento. Os portadores de doença crônica poderão tomar a vacina somente com encaminhamento do médico.
A partir do dia 9 de maio começará a terceira etapa da Campanha, direcionada a crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, privados de liberdade adolescente e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.