Economia, Notícias

Mulher morre nos EUA após ser atropelada por carro autônomo

Mulher morre nos EUA após ser atropelada por carro autônomo
A Uber comprou modelos SUV no ano passado para ampliar o programa de carros autônomos. Foto: Divulgação

Uma mulher em Tempe, no Arizona (EUA), morreu após ser atropelada por um carro autônomo operado pela Uber, informou ontem (19) a polícia da cidade americana. É o primeiro caso de morte de pedestre oficialmente reconhecida ocasionada por um veículo autoguiado.

O carro estava em modo autônomo, mas com um motorista no volante por segurança, quando atingiu a mulher, que atravessava a rua fora do cruzamento para pedestres.

O acidente ocorreu às 22h de domingo (2h de ontem em Brasília). A vítima é Elaine Herzber, 49 anos, que chegou a ser levada a um hospital próximo, mas não resistiu.

A Uber disse estar cooperando plenamente com as autoridades e suspendeu seus testes com veículos autônomos nos EUA (Tempe, San Francisco e Pittsburgh) e no Canadá (Toronto).

O modelo envolvido é um Volvo XC90. Em novembro de 2017, a Uber negociou com a montadora de origem sueca a compra de 24 mil unidades do SUV entre 2019 e 2021, mas já testava cem unidades.

Segundo a Volvo, que hoje pertence à chinesa Geely, a tecnologia autônoma do modelo não foi fabricada pela empresa.

Duas entidades de segurança do trânsito nos EUA levaram equipes para investigar o caso.

Outro acidente

Um Volvo XC90 autônomo da Uber já esteve envolvido em outro acidente há um ano em Tempe. Na ocasião, o veículo foi atingido pelo motorista de outro carro que não conseguiu frear.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*