Economia, Notícias

MPT em São Bernardo promove ação para inclusão de pessoas com deficiência

MPT em S.Bernardo promove ação para inclusão de PCDs
Projeto quer estimular a inclusão de PCDs na empresas do ABC. Foto: Arquivo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Bernardo e o Instituto de Estudos e Pesquisas Amankay darão início neste mês a ações de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas da região.

Chamado “Acessibilidade como mote para a inclusão”, o projeto engloba estratégias de conscientização, fiscalização da Lei de Cotas e de observação da existência de condições de todos os tipos de acessibilidade (arquitetônica, física, atitudinal e comunicacional) nas empresas dos sete municípios.

“Por meio do projeto, o MPT pretende promover am­pla discussão e conscientização sobre a Lei de Cotas”, afirmou a procuradora Sofia Vilela de Moraes e Silva, do MPT em São Bernardo.

Sofia acrescenta ainda que a iniciativa visa estimular “a observância da acessibilidade e a inclusão plena de pessoas com deficiência e reabilitadas nas empresas do ABC, envolvendo todos os atores sociais da região na construção desse objetivo”.

A primeira fase do projeto ocorreu ontem, no Senac Santo André. Na ocasião, as ações planejadas foram apresentadas a órgãos públicos, entidades, escolas, associações, igrejas e conselhos municipais, entre outros atores sociais.

Em junho começa a segunda etapa, que prevê o cadastramento de pessoas com deficiência e reabilitadas da Previdência Social para vagas de trabalho.

Um dos objetivos do cadastramento é obter dados estatísticos de perfil socioeconômico dessas pessoas nos sete municípios. O cadastramento ocorre nos dias 9 e 12 de junho, em local a ser definido.

No dia 26 de julho será realizada audiência pública para apresentar os resultados da fase anterior.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*