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Motor 1.0 turbo e equipamentos são destaques do Onix Plus Premier

LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA
da Agência AutoMotrix

Motor 1.0 turbo e equipamentos são destaques do Onix Plus Premier
Onix traz motor de respostas rápidas e suspensão firme que garantem ‘upgrade’ dinâmico ao sedã. Foto: Fotos: Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

Por razões que só o marke­ting explica, o Chevrolet Prisma, sedã mais vendido no Brasil há cinco anos, mudou de nome. Totalmente renovado na linha 2020, passou a ser chamado Onix Plus. A carroceria antiga foi mantida no modelo de entrada, rebatizado como Joy Plus. No Onix Plus, a versão top de linha é a 1.0 turbo Premier, que tem a missão de disputar mercado com VW Virtus Highline 200 TSI e Hyundai HB20S Diamond, ambos também do­tados de motor de três cilin­dros 1.0 sobrealimentado, câm­bio automático de seis marchas e bom pacote de equipamentos.

O Onix Plus usa a plataforma chinesa GEM, desenvolvida para países emergentes, e teve a estrutura reforçada com aços mais resistentes para otimizar a segurança. Além disso, o sedã traz seis airbags de série para todas as versões. O resultado dessa evolução é que o Onix Plus foi submetido a teste de impacto pelo Latin NCAP e recebeu cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, avanço notável em relação ao teste com a geração anterior, que não recebeu estrelas na proteção do ocupante adulto.

O sedã ficou 19 cm mais comprido, 2 cm mais largo, ga­nhou 7 cm no entre-eixos e é 1 cm mais baixo que o modelo antigo. Em termos de design, a frente é mais larga, com grade maior e para-brisa bem inclinado. Os faróis estão mais afilados e a configuração Premier vem com projetores nos faróis e luzes diurnas no para-choque, assim como a iluminação de LED nas lanternas. Os repetidores de seta não ficam nos retrovisores, mas nos para-lamas. As lanternas traseiras são horizontalizadas.

Apesar das dimensões aumentadas em relação ao Prisma, o porta-malas diminuiu, caindo de 500 para 469 litros de capacidade, devido às caixas de rodas maiores. A tampa do porta-malas só abre pelo comando da chave ou pelo acionamento no painel. As rodas de liga leve de 16 polegadas são calçadas com pneus 195/55 R16.

Outra novidade do Onix Plus é o motor flex 1.0 turbo Ecotec, com três cilindros e 12 válvulas, que substituiu o veterano 1.4 de quatro cilindros e oito válvulas do Prisma. Conta com sistema multiponto com bicos injetores pré-aquecidos, mas não tem injeção direta de combustível – tendência hegemônica entre os motores mais modernos. Entrega 116 cv (com gasolina e etanol) de potência e torque máximo de 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, sempre a 2 mil rpm.

O motor trabalha associado à transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas. Segundo os testes do Inmetro, em ciclo urbano, o modelo obteve 12 km/l com gasolina e 8,6 km/l com etanol, enquanto na estrada atingiu 15,7 km/l com gasolina e 10,9 km/l com etanol.

Na linha 2020, o Onix Plus traz de série na versão Premier o MyLink 3, com tela LCD tátil de sete polegadas, integração com smartphones, rádio, função áudio streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB no console. Tem ainda duas entradas USB para quem senta no banco traseiro.

O sistema disponibiliza ain­da câmera de ré e carregador sem fio. No entanto, o principal atrativo é a internet nativa, nos mesmos moldes do apresentado no Cruze e que garante conexão a bordo sem interrupções. O pacote básico é vendido por R$ 29 mensais. O modelo oferece também o sistema de assistência OnStar, por R$ 89 mensais.

Na versão 1.0 Turbo Premier, a lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, assisten­te de partida em aclive, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, controles do rádio e telefone no volante, direção elétrica progressiva, painel de instrumentos digital, sensor de estacionamento traseiro, sistema de fixação de cadeiras para crianças, monitoramento de pressão dos pneus, direção com regulagem em altura e profundidade, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, abertura das portas por aproximação da chave e partida por botão.

A versão Premier tem preço inicial de R$ 73.190, mas pode chegar a R$ 77.780 na versão avaliada, que veio na cor metálica vermelho carmin (R$ 1.590) e traz pacote de opcionais R8M (R$ 3 mil), que acrescenta alerta de ponto cego, ar-condiciona­do eletrônico, bancos com aca­bamento premium, sistema de estacionamento automático, sen­sor de estacionamento dianteiro e lateral e acabamento interno nas cores preto e caramelo.

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