Últimas Notícias

Morre José Aguirre, “o padre construtor” que atuou durante cinco décadas na Diocese de Santo André

A Diocese de Santo André  informou que, na manhã desta terça-feira (20), o pároco emérito da Paróquia Santa Maria (Região São Bernardo – Anchieta), padre José Aguirre Suberviola, 83 anos, morreu  vítima de parada cardíaca, no Hospital e Maternidade Assunção, em São Bernardo, onde já se encontrava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, afirmou, em nota, que o padre José Aguirre Suberviola “trabalhou como missionário em uma vasta área do município de São Bernardo do Campo, na Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi. Fruto de sua dedicação e trabalho missionário são as paróquias de Santo Antônio, no Bairro Batistini, São Benedito, no Bairro dos Casa e toda a Região Pastoral Anchieta, onde foram surgindo várias comunidades”.

“A este incansável missionário, muito humano, de uma dedicação total ao Povo de Deus, queremos agradecer de coração. Nossa Diocese bendiz a Deus pelo dom do seu sacerdócio, pela sua resiliência durante longo período de doença crônica, sua perseverança no ministério, sua inquietação pelos rumos da missão e seu amor à Igreja”, complementou.

À frente da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, ao longo dos últimos sete anos (2014-2020), padre Gonise revelou que  Aguirre era chamado pelos fiéis da paróquia, de “o padre construtor”.
“Construiu diversas capelas na Região São Bernardo – Anchieta, batizou, fez muitas primeiras eucaristias, realizou inúmeros casamentos. Com certeza lançou as sementes do Reino de Deus e conseguimos perceber essas sementes germinadas no momento presente em que vivemos. Com certeza seu legado de trabalho e de evangelização eterniza sua memória”, afirmou o coordenador da Região Pastoral SBC – Anchieta.

Sobre o padre José Aguirre

Filho de Severino Aguirre e Gregoria Suberviola, José Aguirre nasceu na cidade de Arellano na Espanha, no dia 8 de setembro de 1937.

Cursou filosofia e teologia em São Sebastián, na Espanha, e licenciatura em História, na USP, no Brasil.

Foi ordenado presbítero em 09 de julho de 1961. Dez anos depois chegou à Diocese de Santo André, onde passou pelas paróquias São Judas Tadeu (São Bernardo), Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema, até ser nomeado pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, onde permaneceu de 1977 a 2013.

Contribuiu ainda como diretor espiritual da Renovação Carismática Católica e coordenador regional em São Bernardo do Campo e Diadema.

Segundo nota divulgada, o velório será breve e restrito a familiares.

“Nossa Diocese, nosso clero e nosso povo, unem-se em oração aos seus familiares e amigos. Na certeza da ressurreição, elevemos nossas orações por seu descanso eterno.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*