Política-ABC, São Bernardo do Campo

Morando toma posse para 2º mandato em São Bernardo; Camolesi presidirá a Câmara

Morando toma posse para 2º mandato em São Bernardo; Camolesi presidirá a Câmara
Morando: “hoje inicio um novo mandato com a mesma energia que comecei há quatro anos”. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Orlando Morando (PSDB) foi oficialmente reconduzido ao comando da Prefeitura de São Bernardo na manhã desta sexta-feira (1º), durante solenidade de posse realizada na Câmara Municipal. O tucano foi reeleito em primeiro turno, com 67,3% dos votos. A cerimônia também marcou a posse do vice-prefeito Marcelo Lima (SD) e dos 28 vereadores eleitos para a 18ª legislatura (2021-2024), dos quais 24 da base aliada ao prefeito. O evento foi presidido pelo vereador mais votado, Danilo Lima (PSDB).

Após a leitura do termo de compromisso para os próximos quatro anos e a entrega de documentos, conforme protocolo regimental, o prefeito fez discurso exaltando as principais conquistas de seu primeiro mandato, como a entrega de obras como hospitais, viadutos e corredores de ônibus, bem como os desafios enfrentados por sua gestão desde 2017, como a pandemia de covid-19, a reformulação do contrato para coleta de lixo e a transformação do Museu do Trabalhador em Fábrica de Cultura.

“Superar todas estas dificuldades foi minha missão. Ao tomar posse para um novo mandato, eu me sinto mais aliviado, mas sigo com a mesma responsabilidade. Tenho certeza de que, com as contas sanadas, será mais fácil planejar a cidade. Hoje, estamos virando o ano com quase R$ 6 milhões em caixa. A cada morador de São Bernardo, aos que vivem, nasceram ou àqueles que trabalham ou estudam na cidade quero deixar a certeza de que hoje inicio um novo mandato com a mesma energia que comecei há quatro anos, com a mesma disposição, coragem e respeito”, discursou Morando.

O prefeito também destacou os desafios do próximo mandato, como a geração de emprego e renda e o enfrentamento da pandemia, por meio da estruturação de um plano municipal de vacinação para a covid-19. O planejamento inclui a organização de 100 pontos de imunização, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e templos, para vacinar a população assim que o imunizante for disponibilizado aos municípios.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito trouxe mensagem de esperança pela chegada da vacina e dedicou sua posse ao pai, João Lima Fernandes, morto em 2020. “Os desafios são muitos, mas vamos trabalhar para que São Bernardo siga avançando e no caminho certo.”

Morando e Lima prometem entregar novo pacote de obras e serviços à população. Entre as próximas ações, previstas no plano de governo para o período 2021-2024, estão a inauguração de dois hospitais e cinco viadutos, a instalação de corredores de ônibus e de mil novas câmeras de monitoramento, a adoção do serviço de patrulhamento aéreo, a criação de nova usina de biocombustível e de barreiras eletrônicas nos acessos do município, a implementação de 72 km de ciclovias e ciclofaixas e pavimentação de 430 km de vias, a reforma de 130 escolas e a construção de outras 12, entre outras medidas.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Ao final da cerimônia, os vereadores realizaram a eleição da mesa diretora para o biênio 2021-2022, que será composta por Estevão Camolesi (PSDB, presidente) João Batista (Republicanos, vice-presidente), Fran Silva (PSD, 1º secretário) e Eliezer Mendes (Podemos, 2º secretário).

“Que Deus abençoe essa nova Legislatura e nos ampare e proteja nos próximos 48 meses, sendo que, nos primeiros 24, eu estarei na presidência”, afirmou Camolesi, em seu primeiro discurso como comandante da Câmara.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*