Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando projeta herdar ‘rombo’ orçamentário

Orlando Morando e Marcelo Lima foram diplomados ontem, em evento na Câmara Municipal. Foto: Arquivo

O prefeito eleito em São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), afirmou ontem (15) que projeta herdar “rombo” orçamentário da gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), conforme informações preliminares compartilhadas no processo de transição de governos. A estimativa do tucano contraria afirmação de Marinho, que sustenta estar deixando uma cidade em situação financeira “invejável” a seu sucessor. A projeção de Morando foi feita ontem após cerimônia que marcou sua diplomação, realizada na Câmara.

“Estou indignado com o que estamos vendo nesta reta final de transição, não apenas pelo episódio triste do Museu do Trabalhador, mas, acima de tudo, pelo provável estrago e rombo financeiro que vou encontrar na cidade. Peço, desde já, a compreensão do povo da nossa cidade, pois teremos de fazer um ajuste muito forte que possivelmente gerará desconforto a alguns setores”, disse. O tucano, porém, evitou detalhar os números obtidos por sua equipe de transição.

Auditoria

O prefeito também destacou que fará uma “profunda auditoria” a partir do ano que vem, para rever contratos e os gastos hoje praticados pela prefeitura. O tucano reafirmou promessa de campanha de cortar carros oficiais e cargos comissionados, bem como reduzir o número de secretarias. A expectativa é que as medidas, que visam reduzir a máquina pública, sejam anunciadas em janeiro.

Já os demais secretários que vão compor seu governo a partir do ano que vem deverão ser anunciados até o Natal. “Estamos usando critérios de meritocracia, buscando grandes nomes. Teremos surpresas. Queremos montar um grande time”, pontuou.

Na semana passada, o prefeito já havia confirmado sete nomes para o primeiro escalão: o vice Marcelo Lima (Serviços Urbanos), o ex-prefeito Maurício Soares (Desenvolvimento Social e Cidadania), Carlos Maciel (Jurídico e Administração), José Luiz Gavinelli (Finanças), Paulo Guidetti (Obras e Planejamento), Suzana Dechechi (Educação) e João Abukater (Habitação).

Diplomação

Além do prefeito eleito, foram diplomados ontem pela Justiça Eleitoral o vice-prefeito Marcelo Lima (SD), além dos 28 vereadores eleitos para a próxima legislatura. O ato foi presidido pelo juiz titular da 174ª Zona Eleitoral de São Bernardo, Gustavo Dall’Olio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*