Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando e Manente desbancam o PT

Orlando Morando obteve 45,07% dos votos; Alex Manente somou 28,41%

Os deputados estadual Orlando Morando (PSDB) e federal, Alex Manente (PPS) vão se enfrentar no segundo turno da eleição municipal de São Bernardo, marcada para o próximo dia 30. Os candidatos lideraram a disputa pelo Paço neste domingo (2), registrando 45,07% e 28,41% dos votos válidos, respectivamente. Após oito anos à frente do governo municipal, o PT não conseguiu eleger o sucessor do prefeito Luiz Marinho (PT), que deixa a prefeitura em dezembro.

O ex-secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental Tarcísio Secoli (PT), representante da legenda da disputa, obteve 22,57% dos votos, ficando na terceira posição – bem à frente do quarto colocado Tunico Vieira (PMDB), que obteve 1,88%. Na sequência, aparecem Professor Aldo Santos (PSOL), com 1,86% e Cesar Raya (PSTU), com 0,22% dos votos.

Em pronunciamento realizado após a apuração em seu comitê central, Morando comemorou o resultado e reforçou discurso de combate ao PT na cidade. “Daqui para frente é continuar trabalhando e falando a verdade. Nossa campanha é transparente e não usa jornalzinho para atacar adversários. O segundo turno será tão difícil quanto o primeiro, mas vamos buscar apoio dos indecisos. Aceitamos apoio dos eleitores do PT, porque governaremos para a cidade toda, mas não do PT. Nossa campanha é de mudança e a mudança é o PT fora da cidade”, disse.

Apesar do “efeito Dória” no ABC, Alex Manente projetou apoio de eleitores que rejeitam o PSDB em São Bernardo. “Grande parte dos eleitores que não votaram no PSDB vão aderir ao nosso projeto. Esse segundo turno será oportunidade para nos defendermos de ataques e boatos, que serão amplamente desmentidos. Esperávamos que o PT tivesse dificuldade nessa eleição, mas para um candidato que nunca esteve em uma urna, acredito que o Tarcísio teve um bom resultado”, disse. Ambos os candidatos rechaçam eventual apoio do PT no segundo turno do pleito municipal.

Vereadores 

Dos 28 vereadores atual­mente em exercício em São Bernardo, 16 foram reeleitos para a próxima legislatura. O mais votado na cidade foi o tucano Pery Cartola, com 7.540 votos, seguido por Julinho Fuzari (PPS), que obteve 7.252 votos. Não conseguiram votos suficientes para permanecerem nos cargos os vereadores Osvaldo Camargo (PPS), José Cloves (PT), Palhinha (PTdoB); Fábio Landi (PSB), Zé Ferreira (PT), Luizinho (PT); Matias Fiuza (PT) e Marcos Lula (PT). O peemedebista Gilberto França teve sua candidatura indeferida. Agora na oposição, a bancada do PT foi reduzida de oito para cinco cadeiras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*