Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando é eleito com 59,94% dos votos válidos

Orlando Morando: “o PSDB entregou um país organizado em 2002, e encontro um país desorganizado”. Foto: DivulgaçãoO deputado estadual Orlando Morando (PSDB) foi eleito ontem (30), em segundo turno, o novo prefeito de São Bernardo. O tucano obteve 213.766 votos, o que corresponde a 59,94% do total válido, desbancando seu adversário, Alex Manente (PPS), que computou 142.817 votos (40,06%). Votos brancos, nulos e abstenções totalizaram 255.299, superando a votação do primeiro colocado na disputa.

Morando manteve vantagem conquistada no primeiro turno, quando obteve 45,07% dos votos válidos, seguido por Alex, que computou 28,41%.

Após a apuração, o novo prefeito de São Bernardo foi recepcionado por militantes e aliados em seu comitê central, situado na avenida Brigadeiro Faria Lima. “Quero agradecer à população e aos eleitores por terem me confiando essa vitória, que representa a mudança e devolve a esperança ao povo de São Bernardo. Conseguimos coroar um novo projeto para a cidade”, disse o tucano.

Na oportunidade, Moran­do minimizou o alto índice de votos brancos, nulos e abstenções, mas pregou “austeridade” para recuperar a confiança da população. “Isso reflete uma ausência de credibilidade na política. Todos os novos prefeitos têm o dever de ser bons prefeitos, com novos modelos de gestão, máquina enxuta e sem desperdício. Prefeitura não é Disneylândia, tem de ser tratada com austeridade”, afirmou o prefeito eleito.

O tucano também sustentou, em coletiva de imprensa, que as primeiras medidas de seu governo serão o corte de secretarias e a reforma administrativa, que incluirá a redução de cargos comissionados e de carros oficiais. Morando projeta economizar cerca de R$ 80 milhões anuais com a medida. Outra ação imediata deverá ser o desligamento de petistas que ocupam cargos comissionados na prefeitura.

De acordo com Orlando, nem o prefeito Luiz Marinho (PT) – que teve seu candidato à sucessão Tarcisio Secoli (PT) derrotado no primeiro turno – nem Manente o haviam contatado até o final da noite de ontem para comentar o resultado das urnas. Em vídeo, porém, Alex reconheceu a vitória do rival e agradeceu os votos recebidos. “Quero reconhecer a democracia e o resultado e desejar sucesso ao vencedor da eleição. Desejar que (Morando) possa trazer São Bernardo para um novo rumo”, disse. Marinho, por sua vez, parabenizou Manente e Morando por meio de rede social.
Durante a festa da vitória, Morando afirmou que o desafio dos novos prefeitos será fazer uma boa gestão, a fim de “pavimentar” o caminho de líderes do PSDB para 2018. A avaliação é que o resultado das urnas na Capital e no ABC impulsionará a candidatura do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à presidência na próxima eleição. “O PT ganhou expressão política nacional porque representou os trabalhadores, mas se tornou o partido que mais gerou desemprego. A população entendeu que quem representa o oposto disso é o PSDB, porque entregou um país organizado em 2002 e encontro um país desorganizado”, destacou.

Perfil
Orlando Morando Júnior tem 41 anos e é natural de São Bernardo. É empresário do ramo varejista e atual vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Cursou Administração de Empresas e se formou bacharel em Direito. Em 1996, o tucano candidatou-se pela primeira vez a vereador e obteve 1.523 votos. Em 2000, candidatou-se novamente para o mesmo cargo e foi eleito com 5.804 votos. Em 2002 elegeu-se deputado estadual obtendo 50.400 votos, sendo reeleito nos pleitos subsequentes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*