Uncategorized

Morando autoriza 17ª Praça-Parque em São Bernardo

A Praça Mário José Batista (Manga), no Bairro Taboão, acaba de ser inserida ao programa Praça-Parque, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo que revitaliza próprios públicos e os transforma em local de atividades e bem-estar para crianças, jovens e adultos.

O prefeito Orlando Morando autorizou, na noite desta quarta-feira (12),  a ampla reformulação do espaço. Além do chefe do Executivo, a solenidade contou com o secretário de Serviços Urbanos, Mário Orsolan, demais autoridades, vereadores, lideranças e moradores. O evento também teve a presença da esposa do Mário José Batista, conhecido como Manga, a dona de casa Asolina Gomes Batista, 77 anos, e cinco de seus nove filhos.

Com uma área total de 3.400 m², a praça está localizada entre as Ruas Luisiania, Dinamarca e Venezuela e passará por adequações como remoção de árvores e aterro do terreno com a finalidade de melhorar a acessibilidade, bem como implantação de novos equipamentos. A obra será feita em 150 dias com recursos e mão-de-obra próprios da prefeitura.

Com a revitalização, o espaço receberá as seguintes melhorias: área de convívio com bancos e mesa de dominó, piso acessível, área para playground, espaço pet com equipamentos, academia ao ar livre, pista de caminhada, paisagismo e plantio de grama com árvores, colocação de gradil e três portões, colocação de papeleiras, nova iluminação, pintura geral, instalação de campainha, reforma de quadra, colocação de alambrado e fechamento superior com rede de nylon, reforma da arquibancada e travessia elevada.

Presente em 15 praças – a 16ª. está em obras – e amplamente aprovado pela população, o programa Praça-Parque é a projeção de um conceito de área de lazer. “A praça é um importante equipamento de lazer para a população, mas, infelizmente, tem trazido inúmeros problemas, tornando-se um local para usuários de drogas e descarte de lixo.

O modelo desenvolvido por essa iniciativa é inovador, pois a chave fica com os moradores e eles definem o horário de abertura e fechamento do local. Essa iniciativa traz mais segurança. Nas praças que contam com o programa não houve qualquer tipo de problemas, pois a comunidade abraçou a iniciativa, usando e conservando o local”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

HOMENAGEM

A dona de casa Asolina Gomes Batista não escondeu a emoção com a revitalização da praça. “Tenho certeza que de onde estiver, meu marido estará muito feliz”, disse. Mário José Batista era muito conhecido e querido no Taboão. Soldador, Batista também jogou futebol profissionalmente. Entre os times que defendeu está o Santa Luzia FC, tradicional time do bairro. Ganhou o apelido de Manga por seu estilo no campo ser o mesmo do jogador Manga, do Santos F.C.

Sua paixão, porém, era a música. Fez várias apresentações musicais pelo Brasil, chegando a tocar na famosa casa noturna Canecão, no Rio de Janeiro, acompanhando cantores famosos como Antônio Marcos, Clara Nunes, Mário Zan, entre outros. Admirador de Martinho da Vila, Beth Carvalho e Nelson Gonçalves, chegou a acompanhar este último em roda de samba. Faleceu em 1988.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*