Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando assina convênio com governo e amplia horário de UBSs

Morando assina convênio com governo e amplia horário de UBSs
Reple e Morando visitaram a UBS Alvarenga, que terá horário de atendimento ampliado. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta segunda-feira (5) a ampliação do horário do funcionamento de três Unidades Básicas de Saúde – Vila União, Alvarenga e Vila São Pedro – até às 22 horas, a partir de setembro. A medida será viabilizada por convênio da Secretaria Municipal de Saúde com o governo federal, por meio do programa “Saúde na Hora”, que deu certificação a São Bernardo por atender os requisitos necessários para investimento anual de R$ 6,6 milhões. A administração municipal projeta a expansão de expediente em 20 unidades, das 34 do município.

De acordo prefeito Orlando Morando (PSDB), que esteve na unidade do Alvarenga nesta segunda-feira, os locais escolhidos para ampliação do horário de funcionamento foram definidos por conta do maior fluxo de atendimento. “São as UBSs com maior demanda e maior adensamento populacional. Esperamos com esta medida, além de aumentar a oferta de médicos e outros serviços, gerar empregos. Serão 172 novas contratações”, explicou o chefe do Executivo.

EXPERIÊNCIA

Atualmente, a UBS Vila União já funciona até às 21h, com verba exclusiva do município. “Foi um teste muito importante, que nos permitiu averiguar a diminuição do absenteísmo (ausência) com a extensão do horário. A unidade tem apenas 8% de desistências, enquanto em outras unidades somam-se aproximadamente 30%”, des­tacou o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho.

Entre os requisitos necessários para o repasse das verbas federais estão manter a composição mínima das seis equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem – sem reduzir o número das que já atuam no município.
São Bernardo conta com 34 Unidades Básicas de Saúde, cujo funcionamento é das 7h às 19 horas – exceto a unidade da Vila União.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*