Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando anuncia reforma da Praça Lauro Gomes

Morando chegou à praça no carro oficial usado por Lauro Gomes, um Dodge Kingsway 1953, que foi restaurado. Foto:Omar Matsumoto/PMSBCO prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), anunciou ontem (7) a revitalização da Praça Lauro Gomes, situada na Rua Marechal Deodoro. Um dos endereços mais tradicionais da cidade, a praça será reformada pela iniciativa privada.

A restauração ficará a cargo da Se­tin Empreendimentos Imo­biliários, que de­ve inaugurar no Centro, em agosto, complexo multiuso formado por três hotéis, uma torre residencial e outra comercial. A empresa vai investir cerca de R$ 1 mi­lhão na praça.

A série de intervenções compreende a ampliação dos banheiros, a criação de base da Guarda Civil Municipal (GCM), a implementação do serviço de Wi-Fi, a restauração da fonte Princesa Isabel, novos acessos e a manutenção de playground, bancos, gradil e projeto paisagístico.

“Estamos pedindo a ajuda da iniciativa privada para revitalizar outras praças. Na Lauro Gomes, a prefeitura fez o projeto, a Setin o avaliou e aprovou, assim como o Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural). Com essa ação conjunta, estamos devolvendo a São Bernardo um dos maiores símbolo da cidade”, disse Morando, durante cerimônia de assinatura de protocolo realizada ontem, na praça.

“Devo a São Bernardo uma boa parte de minha história, pois estudei na ETE (Escola Técnica Estadual) La­uro Gomes. Recebi o chamamento do prefeito para que a empresa fizesse algo pela cidade. Essa parceria é um exemplo de como investir sem gastar o dinheiro público. Não há contrapartida (da prefeitura). A contrapartida é o coração”, destacou o presidente da Se­tin Empreendimentos Imo­biliários, Antonio Setin.

As intervenções terão iní­cio na próxima segunda-feira e ficarão a cargo da construtora Talento. A expectativa é de que a praça seja entregue em um prazo de 90 dias. Ainda não se sabe se o local será fechado.

As ações na Lauro Gomes tiveram início em fevereiro, quando o prefeito determinou a desocupação da praça, que abrigava uma feira de artesanato há 30 anos – Morando alegou que, entre os ambulantes, não havia nenhum artesão e que a feira inibia a visitação da praça.
Em uma das ações, Morando assumiu a limpeza do busto em homenagem ao primeiro chefe do Executivo da cidade, Wallace Simonsen (1945-1947), que estava sujo e deteriorado.

Em abril, os ambulantes que ocupavam o corredor situado na lateral da praça passaram a ocupar boxes na Rua Marechal Rondon.
Os boxes foram adquiridos pelos vendedores, por R$ 13 mil, com pagamento parcelado. A prefeitura cedeu o espaço e fez o chamamento público para os ambulantes, que agora são permissionários da administração.

A reforma da praça também prevê a construção de cobertura para os boxes, de forma a tornar mais confortável a circulação de consumidores.

Carro oficial

Morando chegou à praça no carro oficial usado por Lauro Gomes (morto em 1964), que administrou o município em duas oportunidades (1952-1955 e 1960-1964).

O Dogde Kingsway foi importado dos Estados Unidos e fabricado em 1953. O automóvel ficou abandonado por muitos anos, mas foi restaurado há alguns meses pela prefeitura. Abastecido por gasolina, o carro foi utilizado por Lauro Gomes em sua segunda passagem como prefeito e tem o registro de patrimônio número 11, marcando em seu hodômetro 21 mil km.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*