Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando anuncia entrega do COI para 15 de outubro

Morando anuncia entrega do COI para 14 de outubro
Morando iniciou contagem regressiva para entrega do complexo. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O Centro de Operação Integrada (COI) de São Bernardo será entregue em 15 de outubro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), durante a última vistoria antes da inauguração e início da contagem regressiva para a entrega do espaço.

“Hoje estamos fazendo a última vistoria antes da inauguração do COI. Já conseguimos garantir na agenda do governador (João Doria/PSDB) e este equi­pamento será entregue no dia 14 de outubro. Será o primeiro COI efetivo no Estado, que terá em um mesmo espaço a Polícia Militar; o Baepe, que é um bata­lhão de forças especiais; o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), que é toda a força do Polícia Civil na área criminal de investigação; a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo; e também a De­fesa Civil”, afirmou Morando.

Segundo o prefeito, é um modelo novo de integração das forças policiais no Estado, que se consolida pela primeira vez pelo governo João Doria em parceria com sua administração. “O prédio tem 2 mil m² e contará com duas delegacias, mas dentro do complexo terá mais uma (Dise, Idoso e do Meio Ambiente). Na la­teral direi­ta haverá um ponto para pouso de aeronaves, tanto o Pelicano da Polícia Civil, quanto o Águia da Militar. Então, é um espaço completo, aprovado pelas polícias Civil e Militar.”

O EQUIPAMENTO

O Centro de Ope­ração de São Bernardo recebeu investimento de R$ 2 milhões da iniciativa privada, além de recursos municipais para reforma e adequação do prédio.

Instalada na Avenida Redenção, a sede do COI terá área total de 5.200m². No local agentes das polícias Militar e Civil poderão ter acesso, em tempo real, a 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo, além das 273 com a tecnologia do Detecta (sistema inteligente de monitoramento criminal).

O espaço contará, ainda, com acomodações e refeitório para atender cerca de 270 agentes do Baep, primeira tropa com padrão ‘Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)’ de policiamento no ABC.

A partir da entrega do Centro de Operação, o controle do equipamento passa a ser das polícias Civil e Militar e o custo da manutenção do Estado. “Aqui terão um centro de monitoramento muito moder­no. Terão a integração das 400 câmeras de São Bernardo e poderão trazer informações de outras cidades. Vamos entregar o mais mo­derno equi­pamento de segurança em local estratégico, tanto para atender São Bernardo quanto o ABC. Para a cidade é um ganho na segurança pública, já que teremos 280 novos poli­ciais circulando diariamente. Lem­brando que to­dos vão atender o ABC, mas a base é aqui”, destacou Morando.

BOMBEIROS

Durante a coletiva, Morando anunciou que a cidade contará com mais um posto do Corpo de Bombeiros, ao destacar as parcerias com o Estado. “Ontem (terça) tivemos reunião para ter mais um posto dos Bombeiros. Temos duas companhias, mas pelo tama­nho da cidade estamos buscando um terceiro ponto.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*