Os moradores da rua Capela, no Jardim Inamar, em Diadema, reclamam da quantidade de lixo que se acumula nas calçadas. Segundo a dona de casa Edssonina Dias Gonçalves, há mais de um mês sacos de lixo, entulho e partes de móveis estão jogados. “Aqui nesta rua tem feira e os feirantes são obrigados a conviver com essa sujeira”, destacou.
Ainda de acordo com a munícipe, tanto ela quanto outros moradores tentaram entrar em contato com a prefeitura, sem sucesso. “Passei três dias tentando ligar no DLU (Departamento de Limpeza Urbana), mas ninguém atende. Só fica chamando até a ligação cair”, completou.
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Diadema informou que “na última quinta-feira (24), pela manhã, uma equipe de fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) vistoriou o referido local e constatou que o lixo e entulho, mencionados pelos moradores, já tinham sido recolhidos.
“Como no local havia um pouco de lixo e algumas madeiras de móveis velhos, os fiscais orientaram os moradores sobre a importância de depositar os resíduos domésticos, apenas nos dias e horários em que o caminhão da coleta faz o recolhimento naquela rua. Quanto a destinação de entulhos e bagulhos (móveis, madeiras, etc), a fiscalização explicou que os próprios moradores podem levá-los ao ‘Ecoponto’ mais próximo da residência. No caso do Jardim Inamar, basta procurar o Ecoponto do DLU, que fica no mesmo bairro”.
A administração municipal também vem intensificando o trabalho de coleta e remoção de lixos quando depositados em lugares irregulares e promovendo a divulgação dos “Ecopontos” como locais apropriados para pequenos descartes. Para mais informações o morador deve telefonar para o DLU 4059-9900 (7h às 16h, em dias úteis). Os endereços dos Ecopontos podem ser conferidos no site http://www.diadema.sp.gov.br/governo/secretarias.
A população precisa, definitivamente, aprender que a rua não é lugar para jogar os restos de suas obras ou seus bagulhos, bitucas de cigarro, papel de bala, e seja lá o que for. Mas está na hora dessa prefeitura entender que é trabalho deles fiscalizar e multar quem faz esse tipo de coisa. Eu já liguei no 0800 do Diadema legal para denunciar diversas vezes, nenhuma das minhas ocorrências foi atendida, e as ruas da cidade continuam sendo um lixo