Minha Cidade, Santo André, Sua região

Moeda Verde chega à 10ª comunidade e beneficia mais de 50 mil andreenses

Moeda Verde chega à 10ª comunidade e beneficia mais de 50 mil andreenses
Moradores das áreas beneficiadas pelo programa podem trocar 5 kg de recicláveis por 1 kg de hortifrutis. Foto: Divulgação/Semasa

O programa Moeda Verde chegou nesta quarta-feira (31) ao Núcleo Pintassilgo, no Parque Miami, e agora contabiliza dez comunidades atendidas em Santo André. Com a nova etapa, mais de 50 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa. Hoje (1°), a iniciativa também será lançada no Núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar.

O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Almir Cicote, comemorou o lançamento da ação em mais uma comunidade. “Quero parabenizar as pessoas que estão participando da iniciativa, que é extremamente importante para o meio ambiente e à saúde da população. Com o Moeda Verde as comunidades ficam mais limpas, porque as pessoas não jogam os materiais recicláveis nas ruas e nos córregos, e ainda transformam os resíduos em alimentos de qualidade para toda a família”, disse.

Os moradores das áreas beneficiadas pelo programa podem trocar 5 kg de resíduos recicláveis por 1 kg de hortifrutis, que são entre­gues pelo Banco de Alimentos de Santo André e produzidos em hortas urbanas da cidade.

“Consegui juntar 85 kg de recicláveis. O sentimento é de felicidade, porque agora tenho um monte de frutas, legumes e verduras para as crianças. A nossa alimentação está garantida por mais duas semanas. Daqui a 15 dias vou estar aqui de novo, com o peso redo­brado de recicláveis”, afirmou a auxiliar de limpeza Ana Paula dos Santos. Os participantes puderam levar para casa laranja, banana, mandioca, milho, alface, couve, almeirão, catalonia, espinafre e rúcula.

A chegada do Moeda Verde no Pintassilgo ameniza a preocupação de Débora dos Santos Guimarães e do marido dela, que estão desempregados há mais de 5 anos. “Esse programa veio em boa hora porque me ajuda financeiramente e garante o nosso prato de comida”, destacou.

O ponto de troca do Moeda Verde no Pintassilgo fica na rua Pintassilva, próximo ao número 340. A troca será feita sempre às quartas-feiras, entre 9h30 e 11h, a cada duas semanas. Os moradores do núcleo entregaram 536,4 kg em recicláveis e levaram para casa cerca de 108 kg de alimentos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*