Economia, Notícias

Metalúrgicos do ABC fazem ‘Drive-Thru Solidário’ para arrecadar alimentos

Metalúrgicos fazem ‘Drive-Thru Solidário’ para arrecadar alimentos
Ação ocorre hoje no estacionamento do sindicato da categoria, em São Bernardo, das 9h às 17h. Foto: Adonis Guerra/SMABC

Em campanha de combate à fome e às graves consequências sociais da pandemia de covid-19 no país, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza ho­je (17) mais uma edição do Dri­ve-Thru Solidário, na sede da entidade, em São Bernardo.

O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis e material de higiene e limpeza, que serão doados a pessoas e famílias em situação emergencial por meio de entidades assistenciais e movimentos sociais. Metalúrgicos e população em geral poderão fazer suas doações em total segurança, sem sair do carro.

Mobilizado desde o início da pandemia, o sindicato realizou uma série de ações so­lidárias no ano passado, incluindo várias edi­ções do Drive Thru na sede e na regional de Diadema. Na épo­ca, a campa­nha arrecadou mais de cinco to­neladas de alimentos.

Com o agravamento da pandemia, o sindicato intensificou as ações de arre­cadação, com a criação de pon­tos para recolhimento de doações nas fábricas da base e a busca de parcerias para ampliar a atuação solidária.

O presidente do sindica­to, Wagner Santana, o Wag­não, tem reforçado aos trabalhadores da categoria a ne­cessida­de de a sociedade se mo­bilizar pa­ra ajudar no enfrentamento dos problemas sociais agravados pela pandemia e pela falta de ação do poder público, em especial do governo federal.

“A fome é uma realidade no Brasil, e a situação piorou ainda mais com a pandemia e a total paralisia do governo. Muitos foram demitidos e ou­­tros estão sem condições de trabalhar. Faltam ações de pro­teção ao emprego e à ren­da, um auxílio emergencial de­cente, linhas de crédito para empresas, falta tudo. Temos de continuar pressionando as instâncias governamentais e, paralelamente, nos unir em ações solidárias para dar a ajuda urgente que uma fatia cada vez maior da população precisa”, destacou Wagnão.

NÚMEROS

Mais da metade da população do país sofre com algum nível de insegurança alimentar, e 19 milhões de brasileiros passam fome. A conclusão é do Inquérito Nacional sobre In­segurança Alimentar no Con­texto da Pandemia da Co­vid-19, divulgado no início deste mês pela Rede Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan). Os números foram coletados em dezembro de 2020 e atual­mente, com o agravamento da pandemia, é provável que a tragédia seja ainda maior.

“Nossa categoria sempre foi muito solidária. Mais uma vez é hora de agir”, acrescentou o diretor-executivo do sindicato, Carlos Caramelo, responsável pe­la organização da campanha.

O Drive Thru acontece no estacionamento do sindicato, no Centro de São Bernardo, das 9h às 17h. Os veículos entram pela rua José Bonifácio, as doações são entregues em local coberto, e a saída ocorre pela rua João Lotto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*