Uncategorized

Metalúrgicos do ABC celebram Dia da Consciência Negra neste sábado

A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza neste sábado (24), a partir das 9h, na sede do Sindicato, um dia de reflexões, debates e celebrações. O evento marca as homenagens do Sindicato ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – data da morte da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola considerado um dos principais líderes da resistência contra a escravidão. A atividade é aberta ao público.

O bloco paulistano Pilantragi fará a abertura ao som de afoxé e samba reggae. Em seguida, será realizado o debate “A histórica luta dos negros e a diversas formas de racismo”, com o fundador do Movimento Negro Unificado, Milton Barbosa, e a professora e ativista Marilândia Frazão de Espinosa, especialista em Educação para Relações Étnico Raciais pela PUC-SP.

No período da tarde, haverá uma série de apresentações artísticas e culturais como roda de capoeira e de samba. Um dos destaques do evento será a instalação “Mosaico Arte e Consciência”, localizada na área externa do prédio do Sindicato, formada por 8 painéis produzidos pelos artistas plásticos Big Bacon, Cena7, Denis Pinho, Maria Luiza, Prila, Santa Mônica, Smul e Todyone.

Serviço:

Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rua João Basso, 231 – Centro

Horário: a partir das 9h

Data: Sábado, 24 de novembro de 2018

Programação:

9h – Abertura: Apresentação do Bloco Pilantragi / Samba Reggae

9h30 – Mesa de Debates: “A histórica luta dos negros e a diversas formas de racismo”

Palestrantes: Milton Barbosa (MNU) e Marilândia Frazão de Espinosa

12h30 – Roda de Capoeira:

Apresentação dos Coletivos União ABC Capoeira e Associação de Capoeira Miscigenação

 17h – Samba da Comunidade – Apresentação de grupos de sampa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*