Economia, Notícias

Metalúrgicos da Volkswagen em São Bernardo aprovam renovação de acordo

Metalúrgicos da Volkswagen em S.Bernardo aprovam renovação de acordo coletivo
Acordo coletivo tem validade até 2021. Foto: Adonis Guerra/SMABC

Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São Bernardo aprovaram em assembleia realizada ontem (27) a renovação do acordo coletivo assinado em 2016 que esta­belece garantia de empregos e investimentos na unidade.

Segundo o jornal Tribuna Meta­lúrgica, fica garantida com a aprovação a aplicação da data-base, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), cláusulas sociais, efetivação de aprendizes e investimentos na fábrica Anchieta.

Também foi aprovado durante a assembleia o desconto da con­tribuição negocial dos não-­sócios do sindicato.

O acordo coletivo apreciado em 2016 tem validade até 2021. Porém, por exigência da no­va legislação traba­lhista, é necessária a renovação a cada dois anos para não perder a validade.

“Discutir a renovação do acordo foi necessário por conta da lei trabalhista, que foi alterada não por nossa vontade. Sempre dissemos que (a reforma) foi contra a classe tra­balhadora”, afirmou o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

A aprovação do acordo intermediado pelo sindica­to viabilizou investimentos de R$ 2,6 bilhões na unidade de São Bernardo. É fruto desse aporte a produção de dois novos modelos na fábrica Anchieta, o hatch Polo e o sedã Virtus. Ambos empregam a plataforma modular MQB, que permite usar uma mesma base para diferentes carrocerias.

A partir de 2020, a fábrica deve iniciar a produção do terceiro modelo do pacote de 20 lançamentos anunciados pela VW: um compacto com apelo de uti­­litário esportivo, ou “CUV”.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*