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Mesmo tentando conter gastos, Corinthians promete reforços de peso para o próximo ano

Mesmo tentando conter gastos, Corinthians promete reforços de peso para o próximo ano
Corinthians não tem patrocinador master desde abril de 2017. Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O diretor financeiro do Co­rinthians, Matias Romano Ávi­la, concedeu coletiva ontem (12) no Parque São Jorge e projetou um 2019 dos so­nhos para o torcedor: prometeu a “contratação de jogadores de primeira linha”, a chegada de um patrocinador master para janeiro e também espera anunciar o naming right da arena.

A realidade é mais complicada. Os jogadores de primeira linha, por exemplo, terão de se adequar à nova realidade do clube, que estipulou teto salarial aos atletas. Ávila não citou nomes e também não informou quanto dispõe para buscar as contratações.

Até agora, o Corinthians confirmou quatro reforços que são mais apostas do que “jogadores de primeira linha”: o la­teral-direito Michel Macedo, o volante Ri­chard e os atacantes Gustavo Mosquito e André Luis. Os atletas que o clube negocia são o atacante Luan, do Atlético-MG; o volante Ramiro, do Grêmio; o meia Sornoza, do Fluminense; e o zagueiro Leandro Castán, do Vasco.

No orçamento de 2019, aprovado pelo Conselho Deli­berativo na noite de terça-feira, há a projeção de reduzir a folha salarial no futebol profissional de R$ 156 milhões em 2018 para R$ 134 milhões em 2019. Também há a expectativa de o clube receber R$ 54 milhões com negociação de atletas e de garantir ao menos R$ 240 mi­lhões com os direitos de TV.

“É uma projeção mode­ra­da. Podemos ganhar mais com as negociações, como foi neste ano, em que faturamos R$ 110 mi­lhões. Com a TV a mesma coisa”, afirmou.

Corinthians não consegue preencher o espaço de maior valor em sua camisa desde abril de 2017, quando encerrou a parceria com a Caixa Econômica Federal. O valor anual na época era de R$ 30 milhões. Sem esse dinheiro, o clube fechará 2018 com déficit de cerca de R$ 18 milhões.

A expectativa da diretoria ao projetar 2018 era arrecadar R$ 87 milhões com patrocinadores. Conseguiu R$ 38 milhões. Em 2019, espera ganhar R$ 64 milhões com patrocínios e fechar a temporada no azul, com superávit de R$ 650 mil.

NAMING RIGHTS

Outra meta da atual gestão para 2019 é finalmente encontrar um marca que queira bancar nome do estádio em Itaquera. Ávila disse que esse dinheiro servirá para abater o financiamento do clube com a Caixa. O Corinthians financiou R$ 470 milhões e paga R$ 6 milhões ao mês em parcelas até 2028.

 

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