
Auxiliar do treinador português Abel Ferreira no Palmeiras, João Martins falou sobre a sequência desgastante de jogos que deixou alguns jogadores no limite físico e fez a comissão técnica preservar titulares na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, no sábado (12), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No duelo diante dos baianos, o meio-campista Danilo, por exemplo, foi preservado. O time alviverde tem enfrentado uma série de desfalques nas últimas semanas entre casos de covid-19, lesões e suspensões. As contusões musculares são um problema e tiraram de ação Luiz Adriano e Patrick de Paula, este que só deve voltar a jogar em janeiro.
Diante desse cenário, a comissão técnica optou por preservar alguns atletas contra o Bahia para tê-los mais descansados para o duelo decisivo diante do Libertad, nesta terça-feira, em São Paulo, pelas quartas de final da Copa Libertadores. João Martins destacou que o clube tem andado “no limite” com essa maratona desgastante, que também envolve jogos da Copa do Brasil. Palmeiras e Grêmio são os únicos que disputam três competições nesta reta final da temporada.
“Desgastante são todos os jogos, pois têm 90 minutos. É preciso lutar e andar no limite muitas vezes. Temos feito essa gestão. Contra o Bahia fizemos algumas mudanças por condição física. Agora os que jogaram se recuperam e queremos todos bem e na força máxima na terça-feira”, explicou João Martins.
No duelo de volta diante dos paraguaios, o Palmeiras tem a vantagem de empatar sem gols, já que a primeira partida em Assunção terminou em 1 a 1. Qualquer vitória garante a classificação às semifinais da Libertadores.
“Temos de impor e consolidar nosso jogo. Não fizemos na última terça (contra o Libertad), conseguimos e temos de conseguir na terça. Mostramos aos jogadores que, independentemente da condição do adversário, temos de impor nosso jogo. Trabalhamos muito nisso (contra o Bahia) e trabalharemos assim na terça”, disse João Martins.
O auxiliar número 1 da comissão técnica deve ter feito seu último jogo no comando interino da equipe, já que a tendência é de que Abel Ferreira volte a dirigir o time nesta terça-feira. O treinador cumpre os últimos dias de isolamento em um hotel em São Paulo após testar positivo para a covid-19 no dia 4 deste mês.
Para a partida decisiva, Zé Rafael – que cumpriu suspensão – e Danilo – poupado contra o Bahia – ficam novamente à disposição. Lucas Lima, por outro lado, está suspenso por ter sido expulso no Paraguai e não joga. Luiz Adriano iniciou transição física na última sexta-feira e ainda não deve ter condições de jogo. Felipe Melo e Wesley seguem em recuperação de cirurgia.