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Mercedes-Benz vê cenário de incerteza, mas diz que mantém investimentos

Mercedes-Benz vê cenário de incerteza, mas diz que mantém investimentos
Mercedes-Benz prevê aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Foto: Arquivo

Ao lançar nesta quarta-feira (23) nova geração de caminhões extrapesados, cujas cabines foram desenvolvidas pela engenharia brasileira para produção na Alemanha em 2021, a direção da Mercedes-Benz apontou cenário de alta incerteza no mercado de veículos comerciais, mas reforçou seu compromisso com os investimentos previstos no país. O programa de investimentos da montadora no Brasil prevê aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022, com recursos destinados, principalmente, à atualização de plataformas e produtos.

Durante entrevista virtual concedida à imprensa, Karl Deppen, que assumiu neste ano a presidência da Mercedes-Benz do Brasil, reconheceu os ajustes feitos pela companhia para reduzir custos no momento de quebra na geração de caixa. O executivo ressaltou, porém, que o grupo não deixou de investir em inovação. “Temos a obrigação de fortalecer produtos e serviços que oferecemos a nossos consumidores”, comentou Deppen.

No mesmo evento, Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, afirmou que estimar o que será o mercado brasileiro até 2021 é hoje um exercício de grande incerteza.

Buchner avaliou que o país tem um cenário misto, com recorde na safra de grãos – e, consequentemente, efeito positivo na demanda por transporte. Porém, outros setores ainda sofrem com os impactos da pandemia. “O Brasil tem suas particularidades e ambiente de negócio próprio. A agricultura, por exemplo, é muito competitiva no Brasil. Temos grandes desafios, assim como no resto do mundo, mas diferentes dos desafios na Europa”, comentou o executivo, que está de saída da multinacional alemã porque vai se aposentar.

“Investimos porque estamos convencidos de que este é um mercado importante”, acrescentou Buchner, que disse ser a favor de a operação no Brasil aumentar seus índices de nacionalização e se transformar em uma plataforma exportadora. Informou, contudo, que não faz sentido logístico exportar do Brasil para a Alemanha as cabines desenvolvidas em São Bernardo.

Nesta quarta-feira, o grupo apresentou dois novos modelos de sua linha de caminhões extrapesados Actros que serão montados na Europa. A cabine de um dos modelos, o Actros F, tem a arquitetura projetada pela engenharia no Brasil com altura mais baixa, de apenas três degraus.

O modelo será lançado em janeiro de 2021 em 24 países da União Europeia, marcando a estreia da marca no segmento de cavalos-mecânicos acima de 18 toneladas na Europa.

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