
O Grupo Daimler, controlador da Mercedes-Benz, anunciou ontem (8) a criação no Brasil de empresa voltada ao negócio de automóveis e vans. Com isso, a montadora passa a ter três operações independentes no país e replica o modelo adotado mundialmente pela holding alemã.
A nova estrutura corporativa entra em vigor neste mês. A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil compreende funcionários administrativos alocados nas unidades de São Bernardo e Campinas (SP), bem como trabalhadores da fábrica de carros de Iracemápolis (SP), o que representa cerca de 650 pessoas.
A Mercedes-Benz do Brasil, por sua vez, será focada nas operações de caminhões e ônibus. A operação emprega mais de 10 mil funcionários e contempla as unidades de São Bernardo, Campinas e Juiz de Fora (MG), além do campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis.
O Banco Mercedes-Benz do Brasil, que já opera de forma independente, tem sede na Capital paulista e emprega quase 300 pessoas. A operação segue responsável pelos negócios financeiros e de seguros, além das soluções de mobilidade.
Procurada, a assessoria de imprensa da Mercedes-Benz não informou o número de trabalhadores de São Bernardo ligados à operação de automóveis e vans que migrarão para a nova empresa. Porém, ressaltou que a reestruturação não implicará em remanejamentos físicos, contratações ou demissões.
“Teremos mudanças relevantes no mercado em que atuamos: novos competidores, rápido desenvolvimento de novas tecnologias e diferentes demandas. Precisamos estar preparados, e a melhor forma é dedicar nossas empresas para cada um desses segmentos. Atender mais rapidamente e melhor os clientes é a razão de tudo isso”, disse em nota Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que segue como principal executivo da operação de caminhões e ônibus no país.
“Nossa nova estrutura nos torna mais focados e competitivos para garantir a transformação rumo ao futuro da mobilidade. É imprescindível que estejamos totalmente dedicados aos nossos clientes e os inspiremos com produtos e tecnologias inovadores e sustentáveis. Vamos fazer isso com duas receitas: atendimento às demandas do mercado local, mas acompanhando na mesma velocidade as inovações tecnológicas mundiais”, prosseguiu Holger Marquardt, presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.