Uncategorized

Melhor em Casa de Ribeirão Pires leva atendimento domiciliar a pacientes

A humanização dos serviços da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires está no topo da lista de prioridades da prefeitura. Desde 2017, serviços que estavam paralisados foram retomados. Outros programas e ações foram fortalecidos, a exemplo do Melhor em Casa, que leva atendimento e acompanhamento domiciliar a pacientes que não podem se locomover até unidades de saúde da rede municipal.

Nos últimos dois anos, 120 moradores foram atendidos pela equipe do Melhor em Casa. São histórias como a de Manoel Cerqueira, 83 anos, que reside no bairro Santa Luzia, junto com a esposa Joana da Silva Cerqueira, 79 anos.

“No começo, quando descobrimos que ele tinha Parkinson, o médico disse que teve um pouco de depressão também e com isso o estado foi se agravando. Não conseguia andar mais, teve escaras e ficou dois anos acamado. O processo de recuperação foi devagar, mas sempre tive o apoio do programa Melhor em Casa, da assistente social, da enfermeira e de médicos, que sempre têm me dado apoio muito grande. Sem ajuda deles seria muito difícil”, disse Joana.

A equipe multiprofissional do programa é formada por especialistas – médicos, enfermeiro e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, além de profissionais que cuidam da parte administrativa. As visitas da enfermeira responsável no programa são acompanhadas por assistente social, que presta suporte aos familiares dos pacientes.

Do total de pacientes assistidos pelo programa nos últimos dois anos, 60% apresentaram melhora do quadro de saúde e retomaram o atendimento nas unidades da Atenção Básica.

“Além de garantirmos assistência aos pacientes que mais precisam, em qua­dros muitas vezes sem pers­pectiva de melhora, nossa equipe também atende moradores que não podem, por condições algumas vezes temporárias, se locomover até uma unidade. Com muito carinho, olhamos caso a caso, buscando sempre aprimorar o serviço e dar mais qualidade de vida a esses pacientes e suas famílias”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira, o Kiko (PSB).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*