Saúde e Beleza

MedABC assina termo de cooperação com Universidade Privada de Angola

MedABC assina termo de cooperação com Universidade Privada de Angola
Ao centro, Dr. David Everson Uip durante Simpósio de Biossegurança em Luanda. Foto: Divulgação/ FUABC

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, acaba de assinar acordo de cooperação com a Universidade Privada de Angola (UPRA), em Luanda, na capital do país. A parceria foi oficializada durante o primeiro Simpósio Internacional de Biossegurança e Controle das Infecções Hospitalares, realizado em 30 de maio. O convênio prevê a troca de experiências entre docentes, alunos e pesquisadores, com objetivo central de fortalecer as duas instituições no âmbito da Saúde. A FMABC foi representada pelo reitor e médico infectologista, Dr. David Everson Uip.

O evento em Luanda abordou o assunto “Biossegurança – Um dos grandes desafios da saúde no século XXI”. O tema compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e ambiental.

Segundo o reitor da UPRA, Carlos Alberto Pinto de Sousa, o objetivo é criar uma cultura médica nas universidades para difundir e debater a relevância do tema entre os estudantes, que devem ser sensibilizados e treinados para identificar e prevenir as ocorrências de infecções hospitalares.

Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, Dr. David Uip aproveitou a participação no evento para defender a importância da lavagem correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel antes, durante e após quaisquer procedimentos ou atendimentos.

Com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP), Uip é professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, professor titular da FMABC e já coordenou projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*