Saúde e Beleza

Mauá supera a marca de 500 mil vacinas aplicadas contra a covid

Campanha de imunização terá ação em novos locais neste fim de semana. Foto: Freepik
Campanha de imunização terá ação em novos locais neste fim de semana. Foto: Freepik

Mauá alcançou mais uma marca significativa na vacinação contra a covid. Nesta sexta-feira (17), o município superou as 500 mil doses aplicadas. O número foi obtido oito meses após o início da campanha, em 19 de janeiro. No total foram 502.475 vacinas aplicadas – 320.428 da primeira dose, 168.338 da segunda, 12.881 da dose única e 828 da terceira (de reforço).

A imunização na cidade vem ocorrendo com planejamento e em ritmo acelerado, com bons resultados. Em 10 de maio foram atingidas 100 mil doses aplicadas. Pouco mais de um mês depois, em 30 de junho, Mauá chegou às 200 mil. Em 8 de agosto, cravou 300 mil e no dia 24, 400 mil. O município também não registrou
falta de imunizantes ao longo da campanha.

Mauá segue empenhada em aumentar o número de vacinados. Na quarta-feira (15/09), duas UBSs – Flórida e Zaíra 2 – passaram a imunizar até as 20h, assim como a Magini. O município também já promoveu mutirões, como o ‘Arraiá da Vacinação’ que atraiu 10.439 pessoas, e está fazendo a busca ativa dos atrasados nos bairros.

Neste fim de semana, uma nova ação irá aplicar doses. Neste sábado (18), os postos serão a UBS Magini, tenda sanitária instalada na Praça 22 Novembro, Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel. A vacinação será das 9h às 16h.

A iniciativa terá continuidade no domingo (19/09), quando as equipes de saúde retornam ao Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e marcam presença no posto volante instalado no Atacadão da Avenida Itapark, 3.633. Ambos vão funcionar das 9h às 14h.

Quem participou do ‘Arraiá da Vacinação’, em 26 de junho, assim como quem tem a segunda dose agendada até 30 de setembro pode completar o esquema vacinal antes do tempo previsto – por questões de armazenamento, o imunizante da Pfizer (para jovens de 12 a 17 anos e para quem pode tomar a segunda dose) não será aplicada na tenda, no drive-thru e no Atacadão. Os munícipes aptos a receberem a dose de reforço também podem procurar estes locais.

O pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) é obrigatório, pois agiliza o atendimento. Serão imunizados somente os
moradores do município e que apresentem o comprovante de residência em nome do morador, dos pais, ou do marido ou da esposa (com cópia da certidão de casamento para comprovar).

Todos devem levar CPF e documento com foto (CNH ou RG). Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável e com a carteira de vacinação atualizada. Quem for tomar a segunda dose não deve esquecer do comprovante da primeira.

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas continuarem com os cuidados sanitários. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evitem aglomerações.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*