Mauá, Minha Cidade, Sua região

Mauá realiza Simulado de Risco Geológico no Jardim Zaíra

Participaram do evento representantes de secretarias municipais, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sabesp

Cidade passa a contar com Plano de Contingência para atender situações provocadas por ocorrências em áreas de risco e também antecipa a Operação Chuvas de Verão 2023/2024. Foto: PMM
Cidade passa a contar com Plano de Contingência para atender situações provocadas por ocorrências em áreas de risco e também antecipa a Operação Chuvas de Verão 2023/2024. Foto: PMM

A manhã deste sábado (28) foi diferente no Jardim Zaíra, mais precisamente na região do Macuco. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta e em poucos minutos, todo o aparato de resgate e de emergência já estava chegando à rua Remo Luiz Corradini, onde fica o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pouco a pouco, moradores das partes mais altas se dirigiram até o mesmo local, pela rua Lourival Portal da Silva e avenida Adilson Dias de Souza. O Simulado de Risco Geológico foi promovido pela Prefeitura, por meio da equipe da Defesa Civil municipal.

“A atividade deste sábado marcou também lançamento da Operação Chuvas de Verão 2023/2024, onde as ações preventivas para evitar acidentes são intensificadas e as equipes de atendimento redobram a atenção para possíveis ocorrências, e a realização do simulado era obrigatório para efetivar o Plano de Contingência atender ocorrências em áreas de risco”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira, que ressaltou a importância do papel da Defesa Civil e o trabalho realizado para recuperação do setor.

“Em 2021, quando assumimos a Prefeitura, o abandono da cidade se refletia também nesse departamento tão essencial no atendimento à população. Sabíamos da necessidade de recuperar essa capacidade de atuação e foi o que fizemos. Esse trabalho de reconstrução deu tão certo que hoje podemos realizar esse simulado, reconhecido inclusive pelo Governo do Estado, como uma ferramenta essencial nessa preparação de integração das equipes de emergência”, afirmou.

Participaram do evento representantes de secretarias municipais, como Saúde, Assistência Social, Saúde, Habitação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Habitação, Guarda Civil Municipal, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sabesp.

Foi a primeira vez que uma cidade do  ABC realizou esse tipo de ação, com o objetivo de planejar o deslocamento das equipes dos órgãos envolvidos numa logística mais eficiente para a atuação em situações resultantes do excesso de chuvas, que podem provocar alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos.

“A natureza tem dado o recado e nós não podemos ignorar. As previsões do tempo mudam a todo o momento, e devemos estar atentos. Às vezes, uma mudança de direção de vento, impacta na intensidade das chuvas. O que ocorreu no último verão, e também rapidamente nas últimas semanas, servem de exemplo. Por isso, já reforçamos essa mobilização”, explicou Sérgio Moraes de Jesus, secretário de Proteção e Defesa Civil.

O Coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Capitão PM Alexandre Alves Mota, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Mauá. “Realmente mostra que Mauá está se preparando e serve como exemplo, por organizar e promover um simulado dessas proporções, que consegue mobilizar a comunidade e o poder público, para entender e mostrar como funciona essa operação de atendimento tão complexa”, destacou.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*